O que é bom (ou ruim) dura pouco

Câmara impede a promulgação da PEC dos Vereadores
Mesa se recusou a assinar texto aprovado pelo Senado. Senadores retiraram da proposta a redução de gastos.
A Mesa diretora da Câmara dos deputados, decidiu nesta quinta-feira, 18 que não permitirá a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta as vagas para vereadores em todo o país. A Câmara quer analisar de novo o texto aprovado nesta madrugada pelo Senado.
A decisão foi tomada porque o Senado retirou da proposta um dispositivo que reduzia o repasse de recursos para as câmaras municipais. De acordo com o vice-presidente da Câmara Inocêncio Oliveira (PR-PE), não será aceito o aumento do número de vereadores sem a redução dos gastos.
"O que a Câmara votou não foi aprovado pelo Senado. A Câmara vai votar de novo e nós aumentaríamos as vagas só para o próximo mandato". Disse Inocêncio.
A aprovação da PEC no Senado foi feita na madrugada desta quinta-feitra. Os senadores retiraram o dispositivo sobre o gasto, mas mantiveram o texto dos deputados no tocante ao aumento de 7.343 vagas para vereadores em todo o país. Como uma mesma parte do texto foi votada nas duas Casas, seria possível promulgar este trecho alterando a Constituição.
A pressa para a promulgação se deve à possibilidade de que a criação destas vagas pudesse ser aplicada já nas eleições realizadas em outubro. Inocêncio afirma que este foi um dos motivos que levou a Mesa a evitar a promulgação. "Nenhum daqueles que disputou o mandato agora tem esse direito". Com a decisão da Mesa, os deputados deverão analisar novamente a proposta e votá-la em plenário, o que só deve acontecer em 2009.

Fonte:gazetaweb.com

O que é bom, para alguns, realmente dura pouco. Neste momento tenho certeza que tem gente morrendo de rir (aquele que teve seus votos anulados e foi impedido de entrar levando consigo o "amigo"), e outras morrendo de chorar (aqueles que gastaram o que não tinham pessando no salário de vereador). Muita gente se alegrou, muita gente se revoltou, mas fazer o que? se na política tem dessas coisas. Acredito que com este aumento seria melhor para União, na perspectiva de termos mais pessoas querendo mostar serviço, alguns deles tendo como objetivo apenas a possível reeleição. Mas acho dispendioso, na perspectiva de que muitos dos nossos Edis, vão à Câmara apenas para bocejar. Falo porque presencio fatos como este sempre que vou às sessões, além de observar, também me deliciar com as pérolas de alguns, repito, alguns vereadores (maioria) .
Acredito que esta proposta passará. Mas como disse o deputado Inocêncio Oliveira. Não mais para esta legislatura. Muitas águas irão rolar para que isto aconteça. Vamos ficar atentos e acompanhar estas discussões, pois seja qual for a decisão final, temos a função de fiscalizar aqui, 09 ou 15 vereradores e contribuir para ACORDAR UNIÃO.

Sergio Rogério
ACORDA UNIÃO

0 comentários: