Perguntas

Perguntas que tiraram o senhor Manoel Gomes de Barros do sério , em entrevista concedida à rádio Zumbi FM no Programa Mesa Z.

O que será que fez o senhor Manoel Gomes de Barros sair do sério? Afinal foram perguntas simples como as outras!


Perguntas:

Em União existe um mau costume muito grande de algumas pessoas quererem resolver problemas "lá na Jurema".

É fato que os motoristas de Transporte Alternativo foram lá pedir a sua ajuda. Dias depois explodiu uma gravação onde o Senhor dizia que "quem manda nesta porcaria há quarenta anos sou eu".

O senhor disse a frase? Se não disse, como explica? Se disse, baseado em que ela foi dita? É o seu verdadeiro pensamento sobre a cidade e sobre a população?



Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO



No mesmo dia que a gravação "Quem manda nesta porcaria há quarenta anos sou eu" ia ao ar, a seu pedido todos os programas eleitorais foram retirados do ar e não apenas o do Beto que iria reproduzir a mensagem, e sim, tiraram os programas do próprio Kil, que o senhor apoiava e de Marciângela.

Essa atitude de retirar do ar todo O Programa Eleitoral Gratuito, não reforça o sentido daquela frase?


Sergio Rogério
ACORDA UNIÃO

Recesso!!!

Na última sessão da Câmara, dia 15 de dezembro, foram votadas a LOA - Lei Orçamentária Anual que fixa despesas e estima receitas para o ano 2010. A referida Lei está com o valor de R$56.895.616,00, distribuído entre as várias sectretarias, câmara e a prefeitura. Vamos ficar de olho nas arecadações, nos gastos, e, principalmente, nas prestações de contas para ver se os valores baterão. Mas isso ao longo de 2010.

Foi aprovado também o PPA - Plano Plurianual que dá as diretrizes do governo de 2010 a 2013. Logo logo colocaremos algumas das propostas que se encontram nesses dois documentos.

Aviso que desde o dia 15 de dezembro a Câmara entrou em recesso e só retornará a partir do dia 15 de fevereiro (dois meses). Até lá postaremos atos, ações, reuniões e outras questões relevantes ao município.

Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

CONVITE

Na próxima sexta-feira, dia 18, a partir das 19h30min, na Câmara de Vereadores será lançado o Fórum Palmarinos em Ação. Na oportunidade,além da apresentação dos objetivos do Fórum, haverá um debate com o cientista político, professor universitário e superintendente do Incra em Alagoas, Gilberto Coutinho, sobre a Crise Mundial e suas consequências para o Brasil, Alagoas e União dos Palmares.

Compareça.

O que é Realmente Imoral?


Imagem adquirida no blog do Ênio Lins no Site Gazeta Web

ACORDAR PARA A VIDA


Hoje é Dia Mundial de Luta contra a AIDS. O Acorda União lhe alerta que hoje é um dia de reflexão sobre nossas posturas de vida. Estamos em uma sociedade que busca todas as formas de felicidade e liberdade. A imagem acima é um símbolo da luta de todos contra a falta de informação, arrogância e preconceito. A ONU considera a erradicação da Aids como um dos desafios do milênio para o mundo. Participe tomando uma postura de respeito a você e ao outro. Ame a todos e respeite a vida.
Acorde União! Acorde para vida!

Protesto, revolta, falta de informação, de credencial ou de quê?

Vindo da Serra da Barriga, neste último 20 de novembro, lá pelas estradas do sítio Recando, avisto um aglomerado de carros sendo impedidos de passar para o estacionamento. O motivo? A revolta de um vereador. O vereador em questão? Tutu, que resolveu impedir o acesso à Serra da Barriga de qualquer transporte, alegando que estava sendo prejudicado, e idzendo: "Se eu não posso subir, ninguém mais pode", e disse mais: "Eu não preciso de credencial, minha credencial quem me deu foi o povo quando me elegeu".
E aqui eu pergunto: será que tinha algum eleitor dele em algum daqueles ônibus que ficaram uns 10 minutinhos nas ladeiras de acesso ao sítio Recanto? Se tinha, o que achou da credencial que deu ao vereador? que deu o direito de barrar seu próprio eleitor.

Não resistindo tirei algumas fotos para colocar aqui no blog e só pude postar hoje. Vejam mais ou menos como, e o que aconteceu.
Na sessão passada, como já postei, o vereador reclamou.
Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO


















Sessão da Câmara em 24.11.2009 (16ª do ano)

Faltaram a esta sessão os vereadores Almir Belo e Fabian Holanda que tiveram suas faltas justificadas pela presidência.
Expediente da Semana:
  • Requerimento do Vereador Fabian Holanda solicitando licença de 15 dias para tratar de assuntos pessoais;
  • Ofício do SAAE agradecendo o apoio no projeto de ajuda alimentação para os funcionários;
  • Telegrama do Ministério da Saúde destinando recursos para Vigilância Sanitária e para o CEO - Centro de Especialidades Odontológicas;
  • Ofício/Mensagem da Prefeitura encaminhando o Projeto de Lei com o novo código Tributário do Município;
  • Ofício da Prefeitura encaminhando os Balancetes do FUNDEB/junho/2009 e da Receita e Despesa da Prefeitura/junho/2009;
  • Convite da Escola Salomé para prestigiar a Mostra Ecológica.

Ordem do Dia

  • Ofício do Vereador Tutu para o SAAE solicitando o Saneamento da rua Santo Antônio , no conjunto Sagrada Família;
  • Requerimento do Vereador Bobo para o Presidente Lula e Ministro da Educação solicitando a construção de uma Faculdade ou Escola Técnica na Santa Fé;
  • Requerimento do Vereador Bobo para o Ministro das Cidades solicitando o recapeamento de toda a cidade através das obras do PAC. Principalmente: no bairro Roberto Correia de Araújo, conjunto Sagrada Família e conjunto Padre Donald;

FACULTADA A PALAVRA

Bobo

  • Ofício Parabenizando Beto da Moto pela vitória da Eleição da Associação dos Moto Taxistas.

Julio Paulino

  • Ofício Parabenizando o Senhor José Alfredo pelo evento realizado no último final de Semana (Motocross);
  • Ofício para ao Prefeito parabenizando pela resolução do problema do transporte da carne para os mercados públicos.

Tutu

  • Ofício para a secretaria de Turismo do Município, Prefeitura e Secretaria Estadual de Cultura, solicitando que as mesmas procurem fazer as coisas no caminho certo em relação a festa da Consciência Negra, e exige que a Câmara faça parte da próxima comissão.

Elvinho

  • Ofício de repúdio para a Fundação Cultural Palmares, secretaria Municipal de Cultura, Governo do Estado e Secretaria Estadual de Cultura, pela irresponsabilidade da Coordenação da festa da Consciência Negra.

E você poderá ouvir os comentários desta sessão nesta quarta-feira através da Rádio Zumbi FM 87,9, no programa Pense Nisso a partir das 12:00h.

Sérgio Rogério

ACORDA UNIÃO

Eleições do PT



Nas eleições internas do PT - Partido dos Trabalhadores, ocorridas no último domingo, 22, tivemos como resultado:
Presidente Municipal - Genisete Lucena
Presidente Estadual - Joaquim Brito
Presidente Nacional - Zé Eduardo Dutra
Todos da mesma tendência interna - Construíndo um Novo Brasil - CNB.
Aqui em União a disputa foi acirrada entre Genisete e Mário Bispo, este obtendo 35 votos, aquela, 46. Mário apoiava Joaquim Brito para presidente estadual do partido, já Genisete apoiava Judson Cabral, e ambos apoiavam Zé Eduardo Dutra para presidente Nacional.
Encerradas as disputas eleitorais internas, esperamos agora que todas as tendências se unam para o fortalecimento, oxigenação, movimento e resgate da ideologia do partido, sobretudo em União dos Palmares.
Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Ato Cívico

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, houve um Ato Cívico homenageando a resistência quilombola diante da opressão colonial. Escolas foram organizadas, professores mobilizados no intuito de promover o ato, na intenção de realizar uma devida homenagem ao Quilombo dos Palmares e àqueles que tombaram em sua defesa.

Tudo começou como manda o figurino. A banda da Polícia Militar tocando e demonstrando as armas, um pouco irônico, a força de repressão atual do governo homenageando aqueles que lutaram contra as antigas. Uma verdadeira demonstração de organização e ordem, nada fora dos padrões dos órgãos de repressão do Estado. Logo atrás, nossas crianças e jovens alegremente desfilando, comemorando o que para alguns preconceituosos seria o “Dia dos Negros”. Bem organizadas com cartazes e faixas (Análises Coerentes) mostrando a pluralidade cultural, os vários mocambos formadores do Quilombo dos Palmares.

Porém, ao fim do desfile uma cena estranha em meio à comemoração, a Associação dos Grupos Culturais e Entidades Negras de União dos Palmares (AGRUCENUP) realizou uma homenagem não pertinente ao momento. Ao mesmo tempo em que o narrador do Ato Cívico enfatizava a homenagem, cantava-se uma música em cima do trio-elétrico falando do legado histórico-cultural quilombola e homenageando o prefeito Kil e a secretária de educação Claudete Monteiro.

Nada estranho falar das ações dos gestores públicos. As pesquisas por mim realizadas têm demonstrado que a partir de 2003 com a lei nº. 994/03, de 12 de março, o nosso município tem dado os primeiros passos no sentido de valorizar a cultura negra e indígena, refletida na implantação da disciplina “Cultura Palmarina”. No entanto, ainda estamos muito longe de alcançar aquilo que é almejado por qualquer sociedade que tenha como objetivo criar uma memória coletiva, centrada no reconhecimento de uma identidade cultural própria.

O que tem de errado nisso? Há algo de errado a partir do momento que numa homenagem cívica é atribuído outro significado. Enquanto o narrador enfatizava a homenagem feita pela AGRUCENUP, um trio de cantores em cima do trio-elétrico cantava uma letra que confundia homenagem ao Quilombo dos Palmares com homenagem aos gestores públicos. Em baixo, jovens palmarinos vestidos para realizar o ato, dançavam e pulavam. Certo que o dia é de comemoração, no entanto, a comemoração deveria estar pautada na reflexão sobre o motivo do evento. A AGRUCENUP como representante dos movimentos culturais (Instituição Social), não poderia num ato cívico objetivando a reflexão do papel do negro na formação da sociedade brasileira, homenagear gestores públicos.

Craveiro Costa ao tentar compreender o processo político alagoano, conclui que o poder político das regiões alagoanas está nas mãos de grupos oligárquicos e seus desdobramentos. O ato de homenagear, não a Prefeitura e a Secretaria de Educação, mas de homenagear diretamente a figura do prefeito e da secretária conota no ato cívico outro sentido, ou seja, para Roger Chartier o re-significa dando-o outra representação simbólica. A AGRUCENUP ao realizar uma dupla homenagem (Erroneamente) distorceu o objetivo do ato cívico, ou seja, transformou um ato coletivo num ato com propósitos, no mínimo, obscuros.

Neste texto não tentei denegrir a imagem de nenhuma instituição, mas de mostrar que a sociedade palmarina precisa reconhecer que o Dia da Consciência Negra é um momento para refletir ainda mais sobre a nossa formação social. Para concluir, é preciso ressaltar, educação de qualidade, investimento na cultura, assim como em qualquer área pública é o mínimo que uma gestão pública deve realizar para o bem-estar da sociedade, para quem a governa.



Monteiro Jr.
História UFAL

CADA VEZ PIOR

Tudo em cima da hora. Na maior pressa. Lava ali, Lava acolá. E no fim das contas. “Sarrabuia-se” tudo. Sujeira embaixo do tapete se esconde e pronto. Tapa o buraco ligeiro menino, olha os turistas. Mais uma vez em cima do batido do ponteiro. Cada ano, todo mês de novembro, na semana da Consciência Negra, os gestores demonstram as suas maneiras de (des)planejar e (des)organizar as coisas. Sem o 13 de outubro espera-se, na ingenuidade de muitos, que a União realmente tenha feito a diferença e que seja CADA VEZ MELHOR. Temos que acreditar que fazem planejamento e que são os atores principais, muito embora, críticos que somos, percebemos que são coadjuvantes no contexto geral. Bom, é provável que não. E Zumbi, queria festa ou batalha? Espetáculo ou pão? Emprego ou violência? Quilombo ou escravidão? Acordar União ou ....


Marcio Ferreira
BIBLIOTECONOMIA
UFAL



O Grupo de Pesquisa Inteligência e Conhecimento: cognição, organização e estratégias de informação, vinculado ao curso de Biblioteconomia da UFAL, está promovendo o I Colóquio de Informação, Comunicação e Tecnologia, no período de 23 a 26 de novembro de 2009 no Bloco 18, João de Deus, salas 113 e 114. O evento será realizado junto ao VI CONGRESSO ACADÊMICO DA UFAL, nos dias 23 a 28 de novembro, e terá como tema central Diálogos interdisciplinares da informação: produção, gestão e usos.

O colóquio pretende reunir docentes e profissionais das áreas Ciência da Informação, Comunicação e Semiótica. O público alvo compreende alunos e profissionais da Biblioteconomia, Comunicação, Administração, História, Filosofia, Ciências Sociais, Ciência da Computação e outros interessados. As inscrições são gratuitas.

VAGAS LIMITADAS

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Secretaria do Curso de Biblioteconomia

Subsolo da Biblioteca Central

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Campus A. C. Simões, BR 104 - Norte

Maceió, Alagoas

Telefone: (82)3214-1479

E Cadê a Cultura?

Vivemos, como muitos falam, a era da Sociedade da Informação, com economia globalizada, baseada nas Novas Tecnologias da Informação. Escutamos sempre nos jornais que as pessoas passaram a acessar mais e mais a internet, principalmente no Brasil, e há os que acreditam, em teoria, que o acesso à informação ficou “ágil” e “fácil” segundo as falas cotidianas, ágil sim, fácil, será?.

Mas como pensar a Sociedade na era da Informação com índices alarmantes de analfabetos? União dos Palmares como se destaca neste cenário? Bom, talvez seja fácil responder. Neste dia 5/11/2009 dia de reflexão sobre a Cultura no país, vemos todos os dias a ausência de equipamentos culturais que auxiliariam na melhoria das condições de acessibilidade aos diversos tipos de informação. Falta-nos um Museu, que nos conte a história dos nossos antepassados, o Quilombo dos Palmares, a garantia de um referencial concreto da nossa história que se encontram espalhados pelo mundo afora. Uma Biblioteca Pública de qualidade, que com todo respeito aos que trabalham ali, se caracteriza muitas vezes a partir do interesse dos gestores de nossa terra como uma verdadeira Lixoteca. A biblioteca pública municipal deve ser mais uma referência para o Brasil como estratégia de divulgar a tão bonita história de Zumbi e seus guerreiros. A estratégia de um desenvolvimento da biblioteca escolar. Como conceber incentivo à leitura, se nas escolas da rede municipal e estadual não existem políticas nesta área, com criação de espaços de leitura, hora do conto etc. Um povo que não tem cuidado com seus documentos, é um povo que não se respeita e não merece o respeito, pois desconsidera suas próprias conquistas e despreza o aprendizado, possível em grande monta, com os documentos arquivados, organizados e tratados que um Arquivo Público traz para ajudar a contar as histórias de sua terra.

Como resolver isso e não ficar apenas na crítica? É a pergunta que faço, embora já citei alguns para melhorar a qualidade de vida, a cultura deste povo. Nesta reflexão desejo que os gestores municipais pensem, pensem estrategicamente o município só por um instante, até porque agora o UFC já está na primeira.


Marcio Ferreira da Silva – Biblioteconomia/UFAL

Sessão da Câmara em 27/10/2009

Nesta sessão faltaram os vereadores Elvinho e Fabian Holanda. As faltas foram justificadas pela presidência.

Expediente da Semana:
  • Telegrama do MEC destinando Verbas do PNAT;
  • Ofício do Tribunal de Contas aprovando as contas do município na gestão anterior;
  • Telegrama do Ministério da Sáude destinando as verbas do Programa de Sáude da Família;
  • Ofício do SAAE encaminhando o Balancete do mês de setembro de 2009;
  • Ofício da Prefeitura encaminhando o Balancete do Fundo Municipal de Assistência Social do mês de junho de 2009.

Ordem do Dia:
  • Projeto Decreto Legislativo do Vereador Julio Paulino dando título de Cidadão Palmarino ao Sr. Rodrigo Daniel de Almeida;
  • Projeto Decreto Legislativo do Vereador Bruno Praxedes dando tíltulo de Cidadão Benemérito ao Desembargador Otávio Leão Praxedes;
  • Requerimento do Vereador Bobo para a CEAL, solicitando uma linha de atendimento 0800, para que a população possa ligar quando ocorrer algum problema com energia elétrica;
  • Requerimento do Vereador Bobo para a prefeitura solicitando a iluminação pública na cidade como um todo, onde não há lâmpadas nos postes;
  • Requerimento do Vereador Bobo para a Prefeitura, secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, solicitando uma campanha educativa encinando como lidar com escorpião, e também uma desinfectação de locais onde possivelmente possa existir o animal;
Facultada a Palavra


Manoel Feliciano
  • Requerimento Verbal para a CEAL ver a possibilidade de podar árvores que estão danificando a energia , nas zonas rural e urbana;
  • Ofício para a secretaria de Agricultura solicitando agilidade da terraplanagem na Zona Rural da do município;
Tutu
  • Ofício Agadescendo ao secretário de Infaestrutura, pelo trabalho realizado nos bairros que não têm calçamento;
  • Ofício para a secretaria de Agricultura agradescendo o atendimento do pedido feito na sessão anterior;
Bobo
  • Ofício agradescendo e parabenizando: o Juiz do Município, Sebastião de Jesus, o Prefeito, Torcidas Império Verde, os vereadores, o comércio da cidade e aos jogadores pelo apoio, empenho e vitória do União Futebol Clube;
  • Requerimento Verbal para a secretaria de Agricultura solicitando o patrolamento dos sítios Timbó dos Mendes e Esfrega Folha;
Biu Crente
  • Ofício Agradescendo o Dr. Anselmo do Posto do Bairro Roberto Correia de Araújo pelo seu atendimento;
Júlio Paulino
  • Ofício para o SAAE questionando sobre a água da Sementeira;
  • Ofício para o Juiz José Neto; o Técnico, Marinado e os Jogadores agradescendo pelo empenho com o time União Futebol Clube;
  • Ofício Parabenizando o Sr. Bruno Lopes do Parque Recuperação pela realização da Vaqueijada no último final de semana;
  • Ofício Parabenizando o deputado Nelito Gomes por estar presente, apoiando a Vaqueijada e pelo seu vaqueiro Marcelo ser o 1º colocado no evento;
  • Requerimento Verbal para a secretaria de Agricultura solicitando que seja passada a máquina no sítio Salvador, e que a zona rural seja realmente prioridade nesta questão de utilização da máquina;
Bruno Praxedes
  • Ofício Parabenizando o Presidente da UVEAL , Hugo Vanderley, pela festa realizada para os vereadores;
  • Voto de Pesar à família do Padre Francisco pelo falecimento de sua mãe;
Gildo Brito
  • Ofício parabenizando Antônio Aragão pelo site Tribuna União.


E você poderá ouvir os comentários desta sessão, nesta quarta-feira a partir das 11:00h., através da rádio Zumbi FM 87.9

Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Academia Alagoana de ...

Assim como a ABL - Academia Brasileira de Letras, e, com certeza, as Academias de Letras dos diversos estados do país, a Academia Alagoana de Letras - A.A.L., fundada em 1919, parece mais que serve a outros propósitos, ao invés daqueles que sabemos que ela deva realmente servir.
Outro dia, fazia uma reflexão com um amigo meu, onde dizíamos que as Academias de Letras, principalmente a Brasileira e a Alagoana, mais parecem academias políticas.
Pelo visto acertamos na análise. Confesso que não foi praga, mas uma semana após à nossa conversa a A.A.L., elegeu por 22 votos contra 8, o ex-presidente da república e atual senador por Alagoas, Fernando Collor de Mello, como o mais novo imortal, ocupando assim a Cadeira número 20.
O mais curioso, e que carimba o nosso argumento, é que o mais novo "imortal", foi eleito mesmo sem nunca ter publicado um livro, isto mesmo, ele nunca publicou uma obra, o que elle tem publicado são seus discursos em jornais (tipo Gazeta de Alagoas que é de sua família) e nos anais do Congresso Nacional.
Fazer o quê, gostaria mesmo agora é de conhecer os membros da academia que SABIAMENTE votaram contra, para poder apláudi-los e conhecer também os 22 que POLITICAMENTE votaram a fravor, não para vaiá-los, mas sim, para conhecer e saber o tipo de imortal, além de Collor, que faz parte desta Academia Alagoana de Política, digo, de Letras.


Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Sessão da Câmara dia 20/10/2009

Por chegar um pouco atrasado na sessão, por conta do estágio, não deu tempo escutar o expediente da semana, mas não é nada que possa vir a atrapalhar a nossa postagem.

Ordem do dia
  • Ofício do Vereador Manoel Feliciano para a Secretária de Educação solicitando novamente melhoramentos na escola do Vale da Pelada. Como justificativa o vereador apresentou algumas fotos, que estão também no seu blog;
  • Chegou à câmara o Projeto de Lei criando a Associação dos Transportadores de Estudantes da Zona Rural. esse PL foi rejeitado. Os vereadores aleagaram que já existe uma entidade com esses fins e que as pessoas que estão solicitando esta nova associação tentem se encaixar na já existente;

Facultada a Palavra
  • Ofício do Vereador Bobo para secretaria de saúde com cópias para o comércio local e para o Conselho Municipal de Saúde, reforçando o pedido que já foi feito, de termos em União uma farmácia aberta 24 horas em sistema de revesamento;
  • Ofício do Vereador Tutu para o SAAE solicitando resposta sobre o Requerimento acerca do esgoto na rua Coronel José Bezerra Motenegro;
  • Ofício do Vereador Biu Crente para o Secretário Estadual de Segurança, Paulo Rubim, agradescendo a atenção em resposta ao Requerimento que solicita a construção do IML em nossa cidade;
  • Ofício do Vereador Júlio Paulino para a secretaria de Infraestrutura reforçando a questão da iluminação pública no município, principalmente na rua Dr. Antônio Arecipo e na Avenida Monsenhor Clóvis;
  • Requerimento Verbal do Vereador Fabian Holanda parabenizando o empresário Maurício Amorim pela sua coragem em sair candidato a deputado nas eleições de 2010.
Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Para o Governo Municipal

Mafalda parece que mora em Alagoas, especificamnente em União dos Palmares, onde algumas secretarias, mesmo após dez meses e com orçamento que já apresentamos em outra oportunidade, não fizeram nada.

Clique na imagem para ampliar.

Participe!

AVISO IMPORTANTE

CÓPIA DE DOCUMENTOS GRÁTIS.

IMPORTANTISSIMO!


Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O cartório eletrônico, já está no ar! Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de Certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet. Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.
www..cartorio24horas.com.br

Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância.
DIVULGUE. É IMPORTANTE: AUXÍLIO À LISTA

Telefone 102.... não!
Agora é: 08002800102
Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes.
NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO. SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE GRATUITO.

Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo.
Importante: Documentos
roubados - BO dá gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???

Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como:
Habilitação (R$ 42,97);
Identidade (R$ 32,65);
Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11).

Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao DETRAN p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP. Gostaria que cada um não guardasse a informação só para si..

Sessão Solene

Em sessão solene a Câmara de Vereadores elegeu a nova mesa diretora para o biênio 2011/2012. A nova diretoria foi eleita por unanimidade.

Ficando com a seguinte composição:

Presidente - Bruno Praxedes
Vice-Presidente - Elvinho
1º secretário - Fabian Holanda
2º Secretário - Gildo Brito


Fica no ar...

O que terá motivado os vereadores a anteciparem a eleição, uma vez que o projeto tinha sido aprovado em fevereiro e estava adormecido? Será que foi a PEC que aumenta as vagas de vereadores de 10 para 15?

E a eleição de um vereador de oposição para a presidências? O que motivou? A crise financeira? Os cortes dos apadrinhados? Ou a amizade que os vereadores têm?


Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Sessão da Câmara em 29/09/2009

Faltaram a esta sessão os vereadores Gildo Brito e Biu crente (faltas Justificadas pela presidência).

Expediente da Semana:
  • Ofício da prefeitura encaminhando Mensagem do Projeto de Lei 24/09 - Adequando a agenda da Agricultura Familiar à merenda escolar;
  • Telegrama do Ministério da Saúde informando as verbas recebidas pelo município referentes à Política Nacional de Cirurgia, junho/2009 e Vigilância de Saúde julho/2009.

Ordem do dia:
  • Indicação do Vereador Manoel Feliciano para Prefeitura e secretaria de Cultura solicitando a realização de reforma no posto de informações turísticas na entrada da cidade;
  • Requerimento do Vereador Fabian Holanda para a secretaria de Educação solicitando a relação nominal de todos os contratados da secretaria após os últimos cortes e também a relação dos que foram demitidos (no prazo máximo de 05 (cinco) dias);
  • Requerimento do Vereador Bobo para a secretaria de Infraestrutura estudar a possibilidade de instituir um setor de atendimento à comunidade, para esta requerer a construção de québra-molas, bem como sua sinalização e também a dos já existentes;
  • Requerimento do Vereador Almir Belo solicitando a operacionalização do requerimento aprovado em 27/02/2009 que trata da antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara para o biênio 2011/2012;
  • Projeto de Resolução: Instituíndo a data para realização da Eleição da Mesa Diretora para o biênio 2011/2012: dia 01 de outubro às 11:00h., no auditório da Câmara.

Facultada a Palavra

Julio Paulino
  • Ofício para a secretaria de Infraestrutura solicitando a reposição de lâmpadas nos postes (iluninação pública).

Bobo
  • Requerimento Verbal para o Comandante do 2º BMP, OAB, Ministério Público, Juiz de Direito e o Comandante Geral da Polícia Militar no Estado, solicitando providências em relação ao fato ocorrido na avenida Monsenhor Clóvis onde um Polícial Militar, João Francisco, esbofeteou pela segunda vez um mesmo garoto e ainda desrespeitou um advogado e a OAB;
  • Ofício para as secretarias de Infraestrutura, Agricultura e para prefeitura solicitando a limpeza do jardim na Estação Ferroviária.

Fabian Holanda
  • Requerimento Verbal para o Prefeito solicitando que ele marque uma reunião entre prefeitura, vereadores e o Grupo Esperança Viva para ver a possibilidade de uma subvenção a partir de janeiro de 2010.

Bruno Praxedes
  • Ofício para o Ex-Governador Divaldo Suruagy se solidarizando com o mesmo por conta de seu estado de saúde;
  • Ofício para a Associação dos Idosos parabenizando pela Semana do Idoso;
  • Ofício para UVEAL parabenizando todos os vereadores do estado pela Semana do Vereador.

Tutu
  • Requerimento Verbal para a secretaria de Infraestrutura e Agricultura solicitando que seja colocado piçarro na estrada da serra da Barriga, do matadouro ao posto de guardas florestais. E passar a máquina nos arredores da serra.

Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Informamos aos companheiros e companheiras blogueiros e blogueiras, que por motivos técnicos, saiu de nosso blog a indicação de outros endereços eletrônicos. Informamos ainda que estA parte de interação e de suma importância voltará logo que nos organizarmos.

Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Sessão da Câmara 22/09/2009

A sessão, que é marcada para às 09:00h., teve início às 10:15h.

Falta, justificada pela presidência, dos Vereadores Bruno Praxedes e Fabian Holanda.

Expediente da Semana:
  • Telegramas do Ministério da Sáude informando os repasses do Governo Federal dos recursos referente ao Fundo Nacional de Saúde: Pagamento do Programa de Agente Comunitário, do Programa Saúde da Família, e do Programa de Assistência Farmacêutica;
  • Ofício do Ministério da Educação informando os repasses do FUNDEB referente a EJA, Creche, Ensino Fundamental e Pré -Escola;
  • Ofício da Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento do Vereador Bobo que tratou sobre a possibilidade de realização das campanhas em combate às doenças climáticas;
  • Ofício da Juiza Olívia Medeiros agradescendo o Requerimento enviado para ela, que tratou de sua atuação em União;
  • Ofício da UVEAL convidando para um encontro dos vereadores no dia 03/10 em Arapiraca comemorando o Dia do Vereador;
  • Ofício da Prefeitura encaminhando o Balancete do mês de Julho do Fundo Municipal de Saúde.
Ordem do Dia:
  • Requerimento do Vereador Bobo para o deputado Nelito e para o prefeito solicitando o resgate da história através do funcionamento dos museus de nossa cidade;
  • Requerimento do Vereador Bobo para a Prefeitura e Secretaria de Infraestrutura a fim de que seja demarcada outra área para funcionar como cemitério ou a ampliação do atual;
  • Requerimento do Vereador Elvinho para secretaria de Infraestrutura solicitando a limpeza do Cemintério Público Municipal;
  • Requerimento do Vereador Bobo para o Governador do Estado e para a secretaria de Segurança Pública solicitando a implantação do serviço de autópcia para mortes naturais;
Facultada a Palavra

Bobo
  • Requerimento Verbal para a secretaria de Saúde solicitando informações acerca da vacinação antirrabica. Se já foi feita, e se não foi, quando será realizada;
Manoel Feliciano
  • Ofício para a Secretaria de Educação agradescendo o atendimento do Requerimento sobre o envio do relatório do Programa Brasil Alfabetizado;
  • Requerimento Verbal para o Prefeito e secretaria de Infraestrutura solicitando uma terraplanagem para tapar os buracos no bairro Roberto Correia de Araújo;
Gildo Brito
  • Ofício para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais parabenizando a atual diretoria pela vitória na eleição;
Júlio Paulino
  • Ofício para a Diretoria do União Futebol Clube parabenizando pela vitória no último final de semana;
  • Ofício para a secretaria de Infraestrutura soliciatando a pintura da cidade;
Tutu
  • Ofício com voto de Pesar para a Família LIMA, pelo falecimento do Senhor Tozinho;
  • Ofício para a Secretaria de Educação, Saúde e Infraestrutura cobrando resposta de um requerimento enviando no mês de maio solicitando a relação dos motoristas e seus respectivos salários;
  • Requerimento Verbal para a secretaria de Agricultura soliciatando que a mesma passe a máquina nas estradas dos sítios Jacinto, Serrinha e Barro Vermelho;
  • Ofício para a secretaria de Infraestrutura solicitando a liberação da rua Coronel José Bezerra Montenegro com a rua São Pedro, colocando metragem para facilitar o acesso.
Elvinho
  • Requerimento Verbal para a secretaria de Infraestrutura solicitando terraplanagem no Conjunto Sagrada Família, Loteamento Santa Maria Madalena e Conjunto Padre Donald.


Infelizmente esta semana não comentaremos o programa através da Rádio Zumbi FM 87,9.


Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Não foi em União. Postamos como um bom exemplo de SOLIDARIEDADE

Uma imagem descreve alguns sentimentos bem melhor que alguns textos, e estas, então, sintetizam o sentido do companheirismo, da solidariedade, da amizade, do afeto, do carinho, do socialismo... Vamos contemplá-las e tomar nossas conclusões. ACORDA UNIÃO!


Sérgio Rogério









Antecipação do Feriado

















Nesta terça, 15, às 10:20h foi anunciado que não haveria sessão por falta de quórum. Estavam presentes na Câmara Municipal os vereadores: Almir Belo, Bruno Praxedes, Gido Brito e Manoel Feliciano. Os outros seis anteciparam o feriado.

Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Eleições do SINTEAL

Aconteceram nos dias 08 e 09 as eleições do SINTEAL para as diretorias estadual e regional. Aqui trazemos o resultado do Núcleo Regional de União dos Palmares e os respectivos votos desta região para a chapa estadual. Vale salientar que os votos são das cidades de União dos Palmares, Colônia Leopoldina, Santana do Mundaú, Murici, Branquinha, São José da Laje e Ibateguara. O resultado foi o seguinte:

Chapa Regional

Votos

Na chapa - 623
Brancos - 37
Nulos - 02
Total - 662


Chapa Estadual (para esta ainda falta a apuração geral)

Votos

Na chapa - 650
Brancos - 10
Nulos - 02
Total - 662

Sessão da Câmara em 08/09/2009

Faltaram a esta sessão os vereadores Bruno Praxedes e Gildo Brito.

Expediente da Semana:
  • Telegrama do Ministério da Saúde informando a liberação dos Recursos do Fundo Nacional de Saúde - FNS.
Ordem do dia:
  • Requerimento do Vereador Biu Crente para o Governador do Estado e para o secretário de Defesa Social solicitando estudar a possibilidade da implantação de um IML - Instituto Médico Legal em União dos Palmares;
  • Requerimento do Vereador Tutu enviando ofício para o chefe do IBGE no município, Senhor José Carlos, solicitando a presença dele em sessão ordinária para repassar os dados estatísticos referentes à cidade;
  • Requerimento do Vereador Manoel Feliciano para secretaria de Educação solicitando informações acerca do Programa Brasil Albatizado, tais como: quantidade de turmas funcionando, seus endereços e horários de funcionamento, quantidade de alunos e seus respectivos monitores;
  • Ofício do Poder Executivo encaminhando o Projeto de Lei 023/09 onde autoriza o prefeito a firmar convênio para a cessão de servidores municipais e de autarquias para orgãos públicos instalados no município;
  • Requerimento do Vereador Bobo para a secretaria de Saúde solicitando a possibilidade de serem realizadas campanhas de combate a doenças que possam ser ocasionadas em decorrência da mudança de estação climática;
Facultada a Palavra:

Biu Crente
  • Ofício para a usina Serra Grande agradescendo a doação de terrenos ao município, em Rocha Cavalcante para construção de casas populares e quadras esportivas naquela localidade.
Elvinho
  • Ofício de Pesar para a familia do radialista Tony Lima;
  • Ofício para a prefeitura solicitando a confecção de placas com os nomes das ruas e a numeração das casas do loteamento Santa Maria Madalena.
Julio Paulino
  • Ofício de Pesar para a srª Aparecida Lima pelo falecimento de seu filho, Tony Lima.
Fabian Holanda
  • Requerimento Verbal para o Diretor do DER, Iran Menezes, solicitando informações sobre quando iniciará o recapeamento da pista que liga União a Santana do Mundaú;
  • Ofício de Voto de Pesar em nome de todos os vereadores para a Família de Tony Lima.
Esta sessão teve a participação do Grupo Esperança Viva reapassando algumas informações:

O espaço de funcionamento do grupo será na chácara Rosa Mística e atenderá a pessoas com dependência química, com ajuda e complementação de assistência educacional, esportiva, religiosa e cultural.
Ao final das falas o grupo solicitou uma subvenção da câmara para ajudar nos custos da entidade.


Bobo
  • Ofício para a secretaria de Assistência Social com assinatura de todos os vereadores, apelando para que a mesma ajude este grupo.

Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Vida em Primeiro Lugar





















O Grito dos Excluídos deste ano traz para reflexão a temática sobre a vida. Trabalha este tema em consonância com a Campanha da Fraternidade, fazendo uma reflaxão sobre a Violência gritante que vem acontecendo no Brasil como um todo.
O grito de Alagoas aconteceu na última sexta-feira, 04, juntamente com a deflagração do DIA DE GREVE GERAL NO ESTADO.

Fidelização não impede cancelamento de serviço sem multa, diz DPDC

Brasília, 1º/09/08 (MJ) - Consumidores que tenham problemas com o cumprimento dos serviços contratados junto a suas operadoras de telefonia ou de Internet podem rescindir o contrato sem qualquer ônus, a despeito de prazos de fidelização ainda em vigor. A determinação está em nota técnica divulgada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça nesta terça-feira (1º).

“Quando o prestador do serviço descumpre as normas do contrato, o consumidor pode romper o vínculo sem o pagamento de multa, mesmo com a fidelização ainda valendo. Pouca gente sabe disso”, avisou o diretor do DPDC, Ricardo Morishita. Ele lembra que o contrato assinado entre o consumidor e a operadora ou prestadora vale para regular a relação, não para aprisionar. “As condições de qualidade pré-estabelecidas devem ser seguidas para que o consumidor faça jus ao acordo até o fim”, disse.

De acordo com Morishita, a alegação do consumidor de que não está recebendo o serviço adequado serve como motivo para interrupção do contrato firmado. “Se a empresa rebater os motivos de seu cliente, cabe a ela o ônus da prova”, completou o diretor.

Morishita citou como exemplo consumidores que contratam serviços de Internet wireless, 3G, mas a velocidade de navegação real não é a que foi estabelecida na assinatura do acordo e a conexão deixa a desejar em muitos pontos da cidade. Isso quando há conexão com a rede. “Neste caso (que tem chegado ao DPDC), o consumidor está totalmente livre para solicitar a interrupção do serviço, mesmo que ainda esteja fidelizado”.

Outros exemplos são os casos de cobranças indevidas, quando a operadora de telefonia celular cobra por serviço não pedido pelo consumidor; e situações de pessoas que possuem celular pré-pago, mas não encontram créditos com validade de até 180 dias, como determina a legislação.

Íntegra a nota técnica do DPDC , clique aqui.


Fonte: Ministério da justiça



Sessão da Câmara 01/09/2009

A sessão, marcada para às 09:00h., teve início às 09:57h.

Expediente da Semana:
  • Foi lida a Composição da Diretoria da Associação Municipal dos Estudantes;
  • Ofício da Caixa Econômica informando sobre as negociações das novas instalações no Município;
  • Ofício do Grupo Esperança Viva solicitando espaço na sessão do dia 08 de setembro;
  • Ofício da 7ª CE informando sobre a resolução que dá indeferimento para um novo credenciamento do Curso 10;
  • Ofícios da Prefeitura encaminhando os Projetos de Lei: PPA 2010 - 2013 e da LOA 2010;
  • Ofício do SAAE encaminhando o Balancete de Julho/2009.

Ordem do Dia:
  • Projeto Decreto Legislativo do Vereador Gildo Brito dando título de Cidadão Palmarino ao Empresário Azevedo (Funerais);
  • Requerimento do Vereador Bobo para o Prefeito e secretaria de Assistência Social verem a possibilidade de realizar um cadastramento das famílias que vivem no lixão da cidade, bem como a oferta de escola para os menores;
  • Requerimento do Vereador Bobo para o Prefeito ver a possibilidade da conclusão da obra da Casa da Sopa e seu funcionamento, ou transformar o local em um restaurante popular;
  • Requerimento do Vereador Bobo para o Prefeito solicitando o término da construção da Feira de Animais para iniciar o seu funcionamento.
Aprovação dos Seguintes Projetos de Lei:
  • Projeto de Lei 20/2009 (Poder Executivo). Autorizando o Prefeito a realizar convêncio de parceria entre as secretarias do município;
  • Projeto de Lei 19/2009 (Poder Executivo). Criação do Fundo Municipal de Cultura para dar apoio a projetos de natureza artística e cultural;
  • Projeto de Lei 18/2009 (Poder Executivo). Incentivo Fiscal para pessoas físicas e jurídicas no tocante a Projetos Culturais;
  • Projeto de Lei 17/2009 (Poder Executivo). Abertura no orçamento vigente de crédito Especial no valor de R$ 50.000,00 para o União Futebol Clube.
Facultada a Palavra:

Fabian Holanda
  • Ofício parabenizando Adeildo Sotero pela nomeação como secretário de Infraestrutura;
  • Oficio para o Empresário Jal parabenizando-o pela coragem de colocar uma loja deste porte aqui em União (JF Construção);
  • Ofício para o Prefeito com cópia para o chefe da guarda para colocar um vigilante na praça Costa Rêgo no horário noturno;
  • Requerimento Verbal solicitando ao Diretor do Detran que ele seja mais sensível em relação à renovação da CNH (prorrogação do prazo).

Tutu
  • Ofício para o diretor do Curso 10 convidando-o para comparecer à sessão na terça-feira 08/09, a fim de prestar esclarecimentos em relação à regularização do Curso;
  • Requerimento Verbal para o prefeito solicitando providências cabíveis em relação à praça Basiliano Sarmento (grade de proteção).

Manoel Feliciano
  • Ofício para prefeitura solicitando a numeração nas casas e a colocação das placas com o nome das ruas do conjunto Sagrada Família.

Julio Paulino
  • Ofício para a secretaria de Infraestrutura reparar um buraco existente na rua Dr. Antônio Arecipo;
  • Ofício para o SAAE resolver um vasamento de água no início da rua Demócrito Gracindo.

E você poderá ouvir os comentários desta sessão nesta quarta-feira na rádio Zumbi FM 87,9 no programa Pense Nisso a partir das 11:00h.


Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Assembleia do SINTEAL

O SINTEAL convida todos e todas os trabalhadores e as trabalhadoras em educação, bem como pais e alunos, para participarem de uma Assembleia na escola Monsenhor Clóvis nesta quinta-feira, 27, às 09:00h., para discutir sobre a greve e sobre a decretação de sua ilegalidade.

Sessão da Câmara 25/08/2009

Esta sessão, que tem hora maracada para iniciar às 09:00h., teve início às 09:54h.
Fatou a esta sessão o vereador Fabian Holanda.

Expediente da Semana:
  • Telegramas do Ministério da Saúde informando a liberação dos recursos do Fundo Nacional de Saúde e do Programa Saúde Bucal;
  • Ofício do SAAE informando que se reunirá com os funcionários em setembro ou outubro para debater sobre o aumento salarial;
  • Mensagens da Prefeitura encaminhando o Projeto de Lei de Incentivo Fiscal à Cultura para pessoa física e jurídica; e o Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal de Cultura.

Ordem do Dia:
  • Requerimento do Vereador Gildo Brito para a secretaria de Infraestrutura solicitando a construção de uma lombada na avenida Antônio Gomes de Barros;
  • Requerimento do Vereador Bobo para a secretaria de Infraestrutura e Prefeitura, solicitando a retirada do adubo(fétido) da praça Padre Cícero;
  • Requerimento do Vereador Bobo dando votos de congraçamento ao Desembargador Dr. Estácio Gama com cópia para OAB/AL, TRE/AL e a Desembargadora Elizabete Carvalho;

Facultada a Palavra
  • Ofício do Vereador Manoel Feliciano agradescendo a Secretária de Saúde pelo atendimento ao seu requerimento da semana anterior;
  • Ofício do Vereador Manoel Feliciano para a secretaria de Infraestrutura ver a possibilidade de resolver o problema de alagamento, oriundo das chuvas, que fica na rua José Hortêncio de Souza no bairro Roberto Correia de Araújo .
  • Moção de Pesar do Vereador Manoel Feliciano para a família de João Justino da Silva pelo seu falecimento;
  • Requerimento Verbal do Vereador Tutu para a prefeitura, com cópia para secretaria de Assistência Social, ver a possibilidade de colocar para funcionar o Complexo Nutricional no bairro Roberto C. de Araújo;
  • Ofício do Vereador Biu Crente para a Batalhão em agradescimento ao atendimento da solicitação feita na semana anterior;
  • Ofício do Vereador Julio Paulino para a secretaria de Infraestrutura com cópia para o prefeito, solicitando reparos na Praça Basiliano Sarmento.

E você poderá ouvir os comentários desta sessão nesta quarta-feira pela rádio Zumbi FM 87,9 através do programa Pense Nisso a partir das 11:00h.

Sergio Rogério
ACORDA UNIÃO

Eleição Suspensa

Informamos que, no início da tarde desta 2ª feira (24/08), por decisão da Justiça, estão, por enquanto, suspensas as eleições para a executiva estadual e para os núcleos regionais do Sinteal, previstas para acontecer nos dias 25 e 26 de agosto de 2009.

O Sinteal vai esperar o contato do juiz proponente da decisão, Dr. Ivan Vasconcelos, para uma audiência com relação ao assunto.

À medida que novas informações foram surgindo, estaremos informando à categoria e à sociedade alagoana em geral.



Fonte: Sinteal

Eleições do SINTEAL


Nestes dias 25 e 26 acontecerão as eleições do SINTEAL, tanto na esfera estadual quanto na esfera Regional. A nível regional tivemos a inscrição de apenas uma chapa, apesar das grandes especulações, já a nível estadual, houve a inscrição de duas chapas, sendo que uma delas não foi homologada pela comissão eleitoral por não atender a pré-requisitos do regimento eleitoral, mesmo assim divulgamos os nomes que foram inscritos.

Sergio Rogério
ACORDA UNIÃO

NÚCLEO REGIONAL DE UNIÃO DOS PALMARES

CHAPA 01 - NA LUTA SE FAZ HISTÓRIA

Composição:
Presidente: Fabiana Alexandre dos Santos
Vice-Presidente: Rubenita Moreira da Silva
Secretaria Geral: Maria Cícera Ferreira Araújo
Secretaria de Finanças: Maria Goretti da Silva
Secretaria Sindical: Jesualdo de Oliveira
Secretaria Educacional: Flávia Alexandre dos Santos
Secretaria de Imprensa e Comunicação: Maria das Neves Gomes de Oliveira
Secretaria de Formação: Sílvio Rogério Lobo dos Santos

Secretários Adjuntos:
Suplente da Secretaria Geral – Cleônia Estevam dos Santos
Suplente da Secretaria de Finanças – Maria Madalena Alves
Suplente – Ranúsia de Fátima da Costa Lima


CAPITAL

CHAPA 01 - “NA LUTA SE FAZ HISTÓRIA”

Composição
Presidente: Célia Maria Henrique Capistrano
Vice-Presidente: Maria Consuelo Correia
Secretaria Geral: Sineide Rodrigues Correia
1ª Secretaria: Maria dos Prazeres Batista Silva
Tesouraria: Maria Zélia Pereira
1ª Tesouraria: Terezinha Barbosa da Fonseca
Secretaria de Assuntos Educacionais: Edna Maria Lopes do Nascimento
Secretaria Adjunta de Assuntos Educacionais: Rosilde Maria Rodrigues de Barros
Secretaria de Assuntos Intersindicais: Maria Salete da Silva
Secretaria Adjunta de Assuntos Intersindicais: Brunio Albino Pontes de Souza
Secretaria de Formação Sindical: Girlene Lazaro da Silva
Secretaria Adjunta de Formação Sindical: Neide Aparecida Alves de Brito
Secretaria de Administração e Patrimônio: Ivanilza Fabrício Coelho
Secretaria Adjunta de Administração e Patrimônio: Edileuza Vespaziano dos Santos
Secretaria Sócio-Cultural: Renilda de Albuquerque Nunes
Secretaria Adjunta Sócio-Cultural: Josineide Martins dos Santos
Secretaria de Assuntos Jurídicos: Jailton de Souza Lira
Secretaria Adjunta de Assuntos Jurídicos: Wagner Arestides Luciano
Secretaria de Imprensa e Comunicação: Helenice Balbino Silva
Secretaria Adjunta de Imprensa e Comunicação: Jane Medeiros dos Santos
Secretaria de Assuntos Municipais: Darcir Acioli Silveira
Secretaria Adjunta de Assuntos Municipais: Jivanete Bernardino da Silva
Secretaria da Mulher: Marta Maria Queiroz de Moura
Secretaria Adjunta da Mulher: Rosilda Salustiano da Silva Lazaro
Secretaria de Aposentados: Cicera Ferreira da Silva
Secretaria Adjunta de Aposentados: Zuleide Braga Costa
Secretaria de Políticas Sociais: Antonio Herculano da Silva
Secretaria Adjunta de Políticas Sócias: Marluce Remígio dos Santos Barros

Delegados de Base a CNTE

Titulares
1 – Girlene Lazaro da Silva
2 – Maria Consuelo Correia
3 – Erivaldo Simão da Silva

Suplentes
1 - Maria José Odorico dos Santos
2 – Edilton Dantas Costa
3 – Margarida da Rocha Alves

************************************************

CAPITAL

CHAPA 02 - DA UNIDADE VAI NASCER A NOVIDADE

Composição:
Presidente – José Moisés Ferreira
Vice- Presidente – Paulo Roberto Chagas Santos
Secretaria Geral – Alexandre Ferreira da Silva
1ª Secretaria – José Wellington Pacheco
Tesouraria – Daniel Calisto dos Santos
1ª Tesouraria – Pedro Feliciano de Almeida Neto
Secretaria de Assuntos Educacionais – Mônica Regina N. dos Santos
Secretaria Adjunta de Ass. Educacionais - ?
Secretaria de Assuntos Intersindicais – Joab de Almeida
Secretaria Adjunta de Ass. Intersindicais – Cicera Mª Santana de Lima
Secretaria de Formação Sindical – Gilvan Moura Guedes
Secretaria Adjunta de Form. Sindical – José Cícero dos Santos
Secretaria de Administração e Patrimônio – José Cícero V. Nova de Amorim/ Carlos Alberto Araújo Pimentel
Secretaria Adjunta de Adm. E Patrimônio – Angelina Mª de Souza Silva
Secretaria Sócio-Cultural – Mª Helena da Silva Leite
Secretaria Adjunta Sócio-Cultural – Lídia Mª Sales da Graça
Secretaria de Assuntos Jurídicos – José Reginaldo dos Santos
Secretaria Adjunta de Ass. Jurídicos - ?
Secretaria de Imprensa e Comunicação – Anaximandro Santos Martins
Secretaria Adjunta de Imp. E Comunicação – Luis Carlos dos Santos
Secretaria de Assuntos Municipais – José Washington T. de Freitas
Secretaria Adjunta de Ass. Municipais - ?
Secretaria da Mulher – Luciana Patrícia B. da Silva
Secretaria Adjunta da Mulher – Eudymar Floriano da Silva
Secretaria de Aposentados – Sandra Helena Silva Araújo
Secretaria Adjunta de Aposentados - ?
Secretaria de Políticas Sociais – Erickson Cavalcante de Melo
Secretaria Adjunta de Políticas Sociais – Josivalda Cavalcante S. Albuquerque/ Edvaldo Pereira de Araújo

Delegados de Base à CNTE

Titulares
José Carlos Lopes Ferreira
Mª Quitéria Oliveira Assis
Samir Militão da Silva

Suplentes:
Erinalda Melo da Silva

Prioridade é Prioridade!

Veja como perceber o que é prioridade no poder público municipal, nada contra o esporte mas...
  • O Prefeito encaminhou para a Câmara Municipal um Projeto de Lei doando R$ 50.000,00 para o União Futebol Clube, sem qualquer preocupação com a Lei de Responsabilidade Fiscal ou com a Crise Financeira;
  • O mesmo prefeito disse aos estudantes que não pode ajudar na redução dos custos do transporte por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Crise Financeira;
  • Mais uma vez, o prefeito disse aos funcionários da Saúde (ACS) que não poderia atender as reivindicações também por conta da Crise Financeira e da Lei de Responsabilidade Fiscal;
  • E o auditório da Prefeitura está nesta situação das fotos abaixo. Será por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Crise Financeira ou dos R$ 50.000,00? Afinal de contas, prioridade é prioridade.

Sessão da Câmara 18/08/2009

A sessão, que é marcada para às 09:00h., teve início às 10:07h., com todos os vereadores presentes.

Expediente da Semana:

  • Convite da AGRUCENUP para a comemoração do dia dos pais, dos estudantes e do folclore que irá acontecer nos dias 21 e 22 de agosto;
  • Telegrama do Ministério da Saúde informando os recursos que chegaram ao município;
  • Ofício da Secretaria de Infraestrutura em resposta ao ofício 57/2009, informando que o mesmo será atendido até o dia 20 deste mês.

Ordem do Dia

  • Projeto de Lei do Vereador Elvinho modificando o nome da travessa Demócrito Gracindo;
  • Indicação do Vereador Manoel Feliciano para a secretaria de Saúde e Prefeitura solicitando a colocação de médico no posto de saúde do Bairro Vaqueijada;
  • Indicação do Vereador Manoel Feliciano ao Sr. Benildo, chefe da CEAL, solicitando que desloque dois postes no bairro Roberto Correia de Araújo, sendo, um na rua Lindolfo Gomes Cabral e outro na rua Maria Carmelita;
  • Requerimento do Vereador Manoel Feliciano solicitando a realização de uma sessão pública com o DNIT para discutir os problemas e possíveis soluções sobre a BR 104;
  • Requerimento do Vereador Biu Crente para o SAAE solicitando o saneamento básico do Conjunto Padre Donald, especificamente na rua São João;
  • Requerimento do Vereador Biu Crente solicitando do Comandante do Batalhão reforço Policial no distrito de Rocha Cavalcante;
  • Requerimento do Vereador Bobo para o Prefeito solicitando que seja formada uma comissão para averiguar uma denúncia sobre cemitérios e enterros clandestinos que estão acontecendo em União;
  • Requerimento do Vereador Bobo para a Prefeitura e secretaria de Infraestrutura solicitando a remoção de lixo e limpeza de terreno baldio na rua Sanelva Aragão;
Facultada a Palavra

  • Ofício do Vereador Tutu para o prefeito e secretaria de Saúde relembrando o requerimento que fez em relação à piscina de fisioterapia no posto de sáude do bairro Roberto Correia de Araújo;
  • Ofício do Vereador Fabian Holanda para o SAAE querendo saber como estão as negociações em relação ao reajuste salarial dos funcionários;
  • Requerimento Verbal do Vereador Fabian Holanda para os Correios em União, a Central dos Correios em Maceió com cópia para o Promotor Tácito Yuri, cobrando responsabilidade na entrega das correspondências;
  • Ofício do Vereador Gildo Brito para a secretaria de Infraestrutura lembrando o Requerimento que enviou sobre a rua do Loteamento Santa Maria Madalena;
  • Ofício do Vereador Bruno Praxedes parabenizando o Sr. Claudionor Araújo por ser escolhido Presidente estadual do PSDB;
  • Requerimento Verbal do Vereador Bruno Praxedes para as secretarias de Agricultura e Assistência Social solicitando informações sobre o Programa do Leite. Por que não está vindo;
  • Requerimento Verbal do Vereador Tutu para a secretaria de Infraestrutura solicitando a colocação de metralha na antiga rua 14 de julho no conjunto Padre Donald;
  • Ofício do Vereador Bobo para o assessor Elder parabenizando-o pelo seu aniversário.

E você poderá ouvir os comentários desta sessão nesta quarta-feira, através da rádio Zumbi 87,9 no programa Pense Nisso a partir das 11:00h.

Sergio Rogério
ACORDA UNIÃO

Sessão da Câmara 11/08/2009

Nesta sessão faltaram os Vereadores Manoel Feliciano e Elvinho que tiveram suas faltas justificadas pela presidência.
















Expediente da Semana

  • Ofícios da Prefeitura encaminhando os Balancetes do Exercício Financeiro da Prefeitura, do FUNDEB e do Fundo Municipal de Assistência Social, todos do mês de abril de 2009;
  • Ofício da UVEAL divulgando a movimentação financeira recebida pelo município de janeiro a julho de 2009;
  • Ofício da Prefeitura encaminhando o Projeto de Lei concedendo ajuda de custo de R$ 50.000,00 ao União Futebol Clube.
Ordem do Dia

  • Requerimento do Vereador Bobo para secretaria de Saúde e Prefeitura solicitando a possibilidade da implantação da Farmácia Popular;
  • Requerimento do Vereador Bobo para o DNIT solicitando Placas de Sinalização no trecho entre os quilômetros 34 e 37 na BR 104.
Facultada a Palavra

  • Ofício d0 Vereador Julio Paulino para a secretaria de Infaestrutura e Prefeitura cobrando urgência na colocação dos braços de Lâmpadas no final da rua Juvenal Mendonça;
  • Ofício do Vereador Biu Crente dando Voto de Pesar para a família do Senhor João Argemiro pelo seu Falecimento;
  • Ofício do Vereador Fabian Holanda para Drª. Elizabete Carvalho reforçando o pedido em trazer a Justiça Intinerante para União;
  • Requerimento Verbal do Vereador Fabian Holanda para Prefeitura informar quando haverá Concurso Público, enviando a quantidade de vagas existente por setor.
A palavra também foi facultada para os Estudantes e para os Representantes da Saúde que estavam presentes e a solicitaram.

Estudantes

O estudante Jacques Tenório representando uma comissão que foi formada para organizar uma Associação a fim de resolver os problemas do Transporte Estudantil solicitou da Câmara o apoio de R$ 500,00 para os gastos referentes e organização da eleição da diretoria e do estatuto. Também estava presente o estudante Paulo Veras.
















Saúde


A representante dos Trabalhadores da Saúde Lucilene Silva (Nena) solicitou da Câmara, juntamente com a categoria, apoio no sentido de intermediar para que o Prefeito atenda os sindicalistas. Durante a sua fala, Nena informou que já faz mais de 60 dias que entregaram as reivindicações e o Prefeito alegou que não teve tempo de avaliar. Eles cobram que o prefeito os atenda em reunião no auditório da Prefeitura.
O vereador Fabian Holanda disse que soube que se a Nena estiver fazando parte da comissão o prefeito se recusa a atender. O vereador Tutu disse que era verdade, que ouviu isso da boca do Prefeito, ele e o vereador Elvinho no dia da 1ª manifestação. O verador Fabian Holanda ligou para o Prfeito e o mesmo disse que eles formassem uma comissão, pois não sentaria com todos no auditório e se fossem as mesmas reivindicações não irá atender até dezembro.

































E você poderá ouvir os comentários desta sessão nesta quarta-feira na rádio Zumbi 87.9 no programa Pense Nisso a partir das 11:00h.

Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO





Sessão Ordinária em 04 / 08 / 2009

A 1ª sessão deste semestre teve a ausência do vereador Almir Belo, que foi justificada pela presidência.

Expediente da Semana
  • Ofícios do SAAE encaminhando os Balancetes do meses de maio e junho/2009;
  • Ofícios da Prefeitura encaminhando os Balancetes do Fundo Municipal de Saúde dos meses de abril, maio e junho/2009; Balancetes do Fundo Municipal de Assistência Social de março/2009; Balancete do FUNDEB de março/2009; e do Exercício Financeiro de março/2009;
  • Telegramas dos Ministérios da Educação e da Saúde informando as parcelas recebidas no período refente a estas áreas;
  • Ofício do Conselho Tutelar informando a composição da sua nova diretoria;
  • Ofício da UMES solicitando uma modificação na Lei Municipal 972/2001 que versa sobre o abatimento de 50% para estudantes em eventos artísticos e culturais.

Ordem do Dia

  • Requerimento do Vereador Biu Crente para a Superintendência da empresa Oi com cópia para prefeitura, solicitando a instalação de 03 orelhões no Distrito de Rocha Cavalcanti;
  • Requerimento do Vereador Bobo para a Justiça Estadual - Drª. Elizabete Carvalho - encaminhando uma cópia do Requerimento que reconhece a atuação da Juíza Drª. Olívia Medeiros em União dos Palmares.
Facultada a Palavra
  • Requerimento Verbal do Vereador Fabian Holanda para o Juiz Dr. José Neto, sendo solidário a ele em referência as acusações que foram noticiadas no jornal Extra;
  • Requerimento Verbal do Vereador Tutu para a prefeitura, secretaria de Infraestrutura e SAAE, solicitando que seja refeita a rede de esgoto da rua Coronel José Bezerra Montenegro;
  • Indicação Verbal do Vereador Manoel Feliciano para o chefe do DNIT em Alagoas para ver a possibilidade de se colocar uma lombada, de concreto ou eletrônica, na BR-104;
  • Indicação Verbal do Vereador Elvinho para Prefeitura e secretaria de Educação solicitando a construção de uma escola no bairro Vaqueijada;
  • Requerimento Verbal do Vereador Bruno Praxedes para a Diretoria da FITS estudar a possibilidade de implantar um extenção desta Faculdade aqui em União dos Palmares;
  • Requerimento Verbal do Vereador Julio Paulino para o Presidente da UVEAL solicitando a realização de um encontro de Vereadores aqui na cidade;
  • Ofício do Vereador Tutu para prefeitura solicitando a permanência dos vendedores de caldo de cana, pastel, carros de confeito etc nas calçadas também as terças e quintas-feiras.

E você poderá ouvir os comentários desta sessão nesta quarta-feira através da rádio Zumbi FM 87,9 - no programa Pense Nisso a partir das 11:00h.

Sergio Rogério
ACORDA UNIÃO






Que Contrato ! ! !

Tive acesso ao contrato (QUE CONTRATO!) que a empresa EDTUR fez para os estudantes, o colocarei aqui para destinarmos para os possíveis desabafos e argumentos a favor ou contra. O texto é longo, porém necessário, principalmente para aqueles e aquelas que ainda não tiveram acesso ao mesmo. No espaço dos comentários colocarei a minha opinião e gostaria que você leitor fizesse o mesmo.

Sergio Rogério
ACORDA UNIÃO



CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE ESTUDANTIL

IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES

CONTRATANTE:
_________________________________________________________

RG:________ CPF:_________, residente e domiciliado na rua:___________________________________________________, nº__________ bairro____________ CEP: 57800-000 cidade UNIÃO DOS PALMARES, Estado Alagoas, responsável por (aluno):_____________________ Curso____________________, Instituição de Ensino:_________________________________Tel._________________.

TURNO CONTRATADO: MANHÃ ( ), À TARDE ( ) e À NOITE ( )

CONTRATADA: EDTUR TRANSPORTE RODOVIÁRIO, com sede em União dos Palmares, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 38A, Bairro: Centro, CEP 57800-000, no Estado de Alagoas, inscrita no CNPJ sob o nº 05.354.545/0001-10, neste ato representado pelo seu proprietário JOSÉ EDSON CORREIA DA SILVA, Carteira de Indentidade nº 685.590 SSP/AL.

As partes acima identificadas têm, entre si, justas e acertadas o presente Contrato de Prestação de Serviços de Transporte Estudantil, que se regerá pelas cláusulas seguintes e pelas condições descritas no presente.

CLÁUSULA PRIMEIRA - A CONTRATADA se compromete a prestar os seus serviços profissionais ao CONTRATANTE, referente à prestação de serviços de transporte escolar em grupo, transportando o CONTRATANTE para a cidade de Maceió, no turno supracitado.
Parágrafo primeiro - Os serviços serão prestados durante a semana, de segunta a sexta-feira, exceto os dias feriados, sábados e domingos.
CLÁUSULA SEGUNDA - O presente contrato terá duração de 05 (cinco) meses, iniciando-se na data de sua assinatura e encerrando-se no dia 24 (vinte e quatro) de dezembro de 2009.
CLÁUSULA TERCEIRA - O valor do contrato de serviço de transporte por turno é de R$ 880,00 (oitocentos e oitenta reais), referente a 22 (vinte e duas) semanas, no valor por semana de R$40,00 (quarenta reais), tendo como início o dia 27 (vinte e o sete) do mês de julho de 2009 e o seu término dia 24 (vinte e quatro) de dezembro de 2009, estes valores estão inclusos nos dias não utilizados pelo CONTRATANTE, em virtude de férias, recessos e eventuais particularidades que impeçam a utilização do serviço pelo usuário.
Parágrafo primeiro - Na ocorrência de majoração de custos, que repercutam na área de transporte, como aumento de combustíveis, o CONTRATANTE autoriza a CONTRATADA à alteração complementar no valor do contrato.
Parágrafo segundo - O CONTRATANTE, por este instrumento, se compromete a efetuar o pagamento descrito nesta cláusula em 24 (vinte e quarto) parcelas semanias no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) cada. O pagamento será através de bilhete de passagens, que será fornecido pela CONTRATADA e entrege ao usuário do serviço na sede da empresa.
Parágrafo terceiro - O pagamento da parcela semanal deverá ser efetuado de acordo com a portaria que será colocada nos veículos(ônibus) e na sede da empresa.
Parágrafo quarto - Ocorrendo atraso no pagamento, incidirá multa de 2% (dois porcento) e atualização monetária 1% a.m..
Parágrafo quinto - O não cumprimento da obrigação, decorrentedo não pagamento da parcelasemanal por um período igual a 15 (quinze) dias, ensejará à CONTRATADA a promover a suspensão do serviço de transporte ao CONTRATANTE, protesto em cartório do título referido, bem como a consequente cobrança judicial da multa de rescisão contratual, encaminhamento a SPC/SERASA e custos de honorários advocatícios de 20% (vinte porcento).
Parágrafo sexto - O valor da multa contratualserá o valor de todas as prestações que estão para serem vencidas acrescida com as que estão em atraso.
CLÁUSULA QUARTA - A CONTRATADA se compromete a prestar o sserviço de transporte escolar, mediante a utilização de veículos tipo mico-ônibus, vans e ônibus usados no transporte de estudantes, que serão devidamente equipados conforme normas de segurança e exigências do Departamento de Trânsito de Alagoas - DETRAN/AL.
CLÁUSULA QUINTA - O presente contrato poderá ser rescindido pelas partes, sempre por escrito, ficando a parte que der causa sujeita ao pagamento de multa equivalente aos valores das prestações que estão para serem vencidas do referido contrato.
Parágrafo primeiro - O contrato poderá ser rescindido sem obrigações para ambas as partes havendo motivo de caso fortuito ou força maior.
CLAÚSULA SEXTA - Esclarecimentos gerais quanto ao uso do Transporte Escolar:
Parágrafo primeiro - o horário de saída e de retrono do transporte será de acordo com a cláusula oitava.
Parágrafo segundo - Procedimento do motorista para volta à residência: O motorista irá aguardar no máximo 5 MINUTOS o usuário para retorno a sua residência de acordo com os turnos estabelecidos na cláusula oitava. Caso o usuário não apareça, o veículo estará retronando para União dos Palmares, não responsabilizando a CONTRATADA, neste caso pela volta do usuário a sua residncia. Não é de responsabilidade do motorista a locomoção do usuário até o veículo.
Parágrafo terceiro - Com cada motorista está disponível um telefone celular, para o recebimento de recados dos usuários do transporte escolar, ou pelos pais ou responsáveis, caso queiram comunicar ao motorista qualquer eventualidade que possa ocorrer, como por exemplo: a não utilização do veículo pelo usuário, para a ida ou volta da instituição de Ensino.
Parágrafo quarto - Caso o veículo da CONTRATADA (ônibus) atrase por mais de 5 minutos, favor entrar em contato diretamente com o motorista, para esclarecimento do motivo do ocorrido, evitando com isso qualquer transtorno no serviço de transporte.
Parágrafo quinto - è regido pela empresa, o sentido de trajeto de todos os veículos para ida e retorno as Instituições de Ensino, como tambéms a mudança de horários, itinerários e o modelo doveículo utilizado para o transporte, podendofavorecer ou não a alguns usuários do grupo.
Parágrafo sexto - Não é permitido o uso de carona a terceiros (amigos, colegas de sala ou familiares).
Parágrafo sétimo - Não nos responsabilizamos por objetos esquecidos no interior dos veículos.
Parágrafo oitavo - Não será permitida a permanência de usuários no veículo, no horários de aulas.
Parágrafo nono - Não serão permitidos aos usuários do transporte escolar em seu interior atos de vandalismos a algazarras, como também a utilização de aparelhos sonoros de nenhum gênero, o tabagismo, a ingestão de bebidas alcoólicas e a ingestão de gêneros alimentícios.
Parágrafo décimo - A CONTRATADA não estará disponível a cursos de ver5ão e inverno, por módulos, aulas extras, reposições de aulas em virtudes de greve, bem como qualquer curso que serealize a instituição de ensino durante os períodos de recessos semestrais.
CLÁUSULA SÉTIMA - A CONTRATADA se compromete, caso a Prefeitura Municipal de União dos Palmares ofereça ajuda de custo e a disponibilidade de um veículo (ônibus), a dar desconto nas passagens na medida da contribuição oferecida.
Parágrafo primeiro - Caso a prefeitura Municipal de União dos Palmares, descumpra com a ajuda de custo e disponibilidade do veículo (ônibus), por quaisquer motivosque sejam no próximo pagamento o CONTRATANTE deverá ressarcir a CONTRATADA.
CLÁUSULA OITAVA - A CONTRATADA somente será obrigada a transportar e disponibilizar lugar nos mapas das cadeiras ao CONTRATANTE no turno contratado SUPRA-INDICADO, que são: manhã(saída de 05:30AM e retorno de 12:20PM), à tarde (saída de 11:30AM e retorno de 05:20PM) e à noite(saída de 05:30PM e reorno às 22:00PM).
CLÁUSULA NONA - fica sendo o CONTRATANTE responsável por todos os danos causados na sua poltrona indicada no mapa quando o mesmo utilizá-la e nos demais lugares quando o mesmo causar tal dano
Parágrafo primeiro - os valores dos objetos a partes do ônibus, para serem restituídos caso eles sejam destruídos ou até mesmo desencontrados serão colocados por poartria nos veículos (ônibus) e na sede da empresa.
Parágrafo segundo - caso o CONTRATANTE, não restitua o bem, no prazo de trinta(30) dias o contrato será automaticamentecancelado e o CONTRATANTE deverá idenizar além dobem destruído ou desencontrado uma idenização a CONTRATADA segundo os termos da cláusula terceira, parágrafo sexto.
CLÁUSULA DÉCIMA - As partes elegem o forop de União dos Palmares - AL. , para dirimir qauisquer dúvidas originadas do presente contrato, com renúncia de qualquer outro por mais privilegiado que seja.
CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - A CONTRATADA em caso de interrupção no TRAJETO DE UNIÃO DOS PALMARES ATÉ MACEIÓ na BR - 104, que obstrua a passagem do veículo (por exemplo: manisfestação dos "Sem-Terra") aguardará a reabertura da BR por 30 minutos, caso a BR não seja liberada nesse intervalo de tempo A CONTRATADA retornará a União dos Palmares.

Estando as partes antes identificads de acordo, assinam o presente contrato em duas vias de igual teor, para um só efeito jurídico, devidamente reconhecido em cartório pelo CONTRATANTE.

UNIÃO DOS PALMARES-AL:_____DE_________DE_________.

__________________________ __________________________
Contratante 1ª testemunha RG
__________________________ __________________________
Contratada 2ª testemunha RG