Campanha de Solidariedade: Casa do Pobre Santo Antônio

Caríssimos palmarinos,

A Casa do Pobre Santo Antônio, instituição filantrópica, fundada em 02 de janeiro de 1954, foi idealizada pelo Padre Monsenhor Clovis Duarte, tem sede à Rua Hermano Plech, nº 411, Centro de União dos Palmares, estado de Alagoas, e está precisando de nossa solidariedade.

A Casa do Pobre, como é cariosamente conhecida, é uma instituição sem fins lucrativos. Sua sede é fruto de doação da Sociedade São Vicente de Paulo.

Atualmente a instituição é administrada pela Sociedade São Vicente de Paulo através de doações de empresários palmarinos, da subvenção repassada pela Prefeitura Municipal de União dos Palmares, pelas doações de pessoas físicas e, sobretudo através dos benefícios assistências dos abrigados (Benefícios repassados pelo INSS, na forma que estabelece a Lei Orgânica da Assistência Social para idosos carentes que não contribuíram com INSS e a renda per capita familiar não ultrapasse ¼ de salário mínimo).

A Casa do Pobre atualmente é coordenada por GEANY LOPES CORREIA VERGETH, que de forma voluntária, administra a instituição que conta com 29 abrigados (Sendo 15 mulheres e 14 homens), aproximadamente11funcionários remunerados e alguns voluntários.

Por se tratar de uma construção antiga, sem que tenha sido submetida a uma reforma estrutural significativa nas ultimas décadas, já há necessidade de algumas intervenções emergências a fim de assegurar a segurança dos abrigados, como também dos funcionários e voluntários que coabitam o prédio que sedia a instituição.

Exemplo da necessidade iminente de intervenção é o telhado da instituição que ameaça cair, caso não sofra intervenção urgente. Entretanto entende-se que medidas paliativas como consertos localizados, além de não resolverem os problemas, podem, inclusive, serem agravantes da atual situação.

Motivo pelo qual vimos à presença da sociedade palmarina com o intuito de convocar todos os cidadãos a se unirem para resolução deste problema. Convidamos toda a sociedade, como já dito, mas em especial convidamos os empresários, os ocupantes de cargos públicos; os responsáveis pelos órgãos da imprensa local e estadual; O Ministério Público; a Polícia Militar do Estado de Alagoas; a OAB; as associações de classe; os sindicatos de categorias, os partidos políticos com representação em nossa cidade, ou não; os políticos em geral, com ou sem mandatos; as igrejas em suas diversas denominações; as ONG’s e todos os demais seguimentos sociais para indicarem representantes a fim de que seja formada uma comissão gestora, que será responsável por uma campanha de arrecadação de recursos, fiscalização e divulgação dos valores arrecadados, execução da obra e fiscalização do andamento da obra e da aplicação dos recursos.

Esta é uma campanha apolítica, apartidária, sem credo religioso, que não visa lucro ou obtenção de vantagens financeiras ou pessoais, que visa unir em torno de um objetivo comum todo e qualquer cidadão, palmarino ou não, a fim de alcançarmos, juntos, um mesmo objetivo que é a reforma do telhado da Casa do Pobre Santo Antônio.

Inicialmente será lançada uma campanha com o intuito de arrecadar recursos para substituir todo o telhado da sede da instituição, obra esta, orçada em R$ 50.000,00 (Cinquenta mil reais) e engloba a substituição de todo madeiramento, todas as telhas e calhas. Vale ressaltar, que para alcançarmos esta meta basta que cada palmarino doe apenas R$ 1,00 (Um real), o que faria com que não apenas batêssemos a meta como extrapolássemos, contudo sabemos que nem todos contribuirão o que nos obriga a pensar em várias alternativas de arrecadações.

Para isso, será criada uma página na internet, será aberta uma conta poupança na Caixa Econômica Federal para o recebimento de doações e depósitos frutos de outras arrecadações como bingos, leilões, rifas e assemelhados, vendas de camisas e outros objetos. Todos os valores arrecadados durante a campanha serão informados nesta página, como também a disponibilização dos extratos bancários com atualização a cada 10 dias, o que concederá a campanha uma total transparência.

Para tanto convidamos todos os acima mencionados para se fazerem presentes a uma reunião a se realizar no próximo dia 06 de fevereiro na sede da instituição, às 16h00min (Qualquer eventual mudança será comunicada com antecedência). Onde serão discutidas as ações, formada a comissão gestora. E Onde também será feito o lançamento do site e o início oficial da campanha de arrecadação.



União dos Palmares, 01 de Fevereiro de 2010.

CASA DO POBRE SANTO ANTÔNIO

CNPJ 12.383.618/0003-29

0 comentários: