ACORDA UNIÃO! Lixão volta a pegar fogo, dessa vez, provocado.

No final da tarde desta quinta-feira, 31, Genisete Lucena, Nádia Seabra e Eu, pudemos ver mais uma edição da novela do lixão. De longe dava para ver a fumaça preta que se alastrava por aquele trecho da cidade, deixando, com as mãos nas cabeças os moradores da região da Camaratuba e Frios, a pensar como seria a noite de sono ou apenas a tentativa de dormir.


Segundo um trabalhador do local o fogaréu foi provocado pela Secretaria de Saúde, que veio atear fogo nos pneus, e podemos ver, em algumas fotos, que eles estão bem empilhadinhos, mas colocaram fogo em outros locais de lixão.


Já não é mais novidade em nossa cidade ver aquele lixo queimando e soltando fumaça tóxica. Vamos imaginar, agora, que tipo de produtos inala alguém mora naquelas proximidades, uma vez que alí encontra-se lixo hospitalar, tóxicos, restos de carnes, lixo doméstico etc.


É urgente a organização do Aterro Sanitário, que, diga-se de passagem, estava no plano de governo do atual prefeito, quando esse era candidato, e que já foi "orientado" pelo Ministério Público Estadual para fazê-lo. O professor Claudionor Oliveira já fez o projeto e apresentou à prefeitura, falta agora a implementação.
















Sérgio Rogério

ACORDA UNIÃO

Reedição da Matéria - aproveitando agora que a Globo também divulgou

No dia 03 de março postei esta matéria aqui no Blog. Reeditei, uma vez que nesta noite de quarta-feira, 30, ela foi manchete do Jornal Nacional da Rede Globo de televisão, a matéria da Globo você pode ver aqui


Piscina Abandonada pode ser foco de Dengue


A piscina, que pertence à rede estadual de ensino, localizada na entrada da cidade, pode se tornar, se já não o for, um foco de dengue. Esta piscina, que se muito teve foram duas aulas, já foi alvo de requerimentos da Câmara municipal onde alguns Vereadores solicitaram que o governo do estado desse a "guarda" do espaço ao município. Resultado. Nem os Edis obtiveram resposta, nem o governo do estado, via secretaria de Educação, mexeu uma palha, ou melhor, gota d'agua, para viabilizar a utilização do espaço. É bom que os membros da Secretaria de Saúde do nosso município possam fazer uma visita ao local e perceber se, além dos matos ao redor e do lodo no interior da piscina, não tem também o mosquito Aedes Aegypti já instalado há um bom tempo.

Sérgio Rogério ACORDA UNIÃO

Sessão da Câmara em 29/03/2011

Início às 10h16
Os Vereadores Bobo e Fabian Holanda faltaram a esta sessão.

Expediente da Semana:

Ofício da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios informando a nova mesa diretora;

Telegrama do Ministério da Saúde informando repasses do Governo Federal;

Ofício do SAAE encaminhando o Balancete do mês de janeiro de 2011;

Ofício da Prefeitura encaminhando o Projeto de Lei solicitando abertura de crédito especial para o União Futebol Clube;

Projeto de Lei do Vereador Bruno Praxedes instituindo o Respeito às Cores da Bandeira do Município por ocasião da pintura dos prédios públicos;

Projeto de Lei do Vereador Almir Belo instituindo a Política Municipal do Livro;

Projeto de Lei do Vereador Almir Belo instituindo a aplicação da Coletânea de Leis vigentes no município;

Projeto de Lei do Vereador Manoel Feliciano instituindo a Política de Promoção à Igualdade Racial e a criação do Conselho Municipal da Igualdade Racial.

Facultada a Palavra


Manoel Feliciano

Requerimento Verbal para a Polícia Militar, Governo do Estado e Polícia Federal solicitando que tomem providências por conta dos altos índices de violência ocorridos em União e Região;


Regatar o Requerimento do ano passado no sentido de realizar a Audiência Pública com a equipe da reconstrução das casas.


Elvinho


Ofício para Reitora da UFAL, Ana Daise Dorea, com cópia para o Secretário Estadual de Educação, Deputado Nelito e Senador Renan Calheiros solicitando a construção de um Campus da UFAL em União;


Ofício para o Sr. Marcelo Raposo providenciar o conserto do calçamento e retirada do barro das calçadas dos moradores da Cohab;


Ofício parabenizando a srª Meire Coordenadora do Selo Unicef;


Requerimento Verbal para a SMTT, para o Prefeito e para o DER solicitando que seja colocado 10 metros de asfalto após a panificação Zumbi, para que seja instalado um semáforo naquele local.


Tutu


Financiamento do BNDS para associações e cooperativas Rurais e Urbanas;


Requerimento Verbal para Prefeitura solicitando a contratação de psicólogos para acompanhar os estudantes das escolas do município;


Ofício de Pesar para a família de Tutu Montenegro.



Julio Paulino


Ofício para Secretaria de Infraestrutura reforçando a questão do esgoto estourado na rua da Caixa Econômica Federal;


Ofício parabenizando a professora Claudete Monteiro pelo trabalho realizado à frente do Programa Brasil Alfabetizado;


Requerimento Verbal para o Sr. Marcelo da Firma de Reconstrução das casas, solicitando informações sobre qual a previsão de entrega do 1º lote de casas, quando e quantas. Com cópia para Caixa Econômica* (Biu Crente) e Secretaria Estadual de Infraestrutura* (Manoel Feliciano) [*solicitação de emenda dos respectivos Vereadores].


Bruno Praxedes


No dia 12/04 haverá uma Audiência Pública sobre a construção da Sede Própria da UNEAL;


As contas da Câmara dos meses de janeiro e fevereiro já foram encaminhadas para o Tribunal de Contas do Estado;


Vai marcar a visita da Câmara aos acampamentos dos desabrigados pela enchente;


Voto de Pesar para a família de Luciano pelo falecimento do seu Pai.



E você poderá ouvir os comentários desta sessão nesta quarta-feira, através da rádio Zumbi FM 87.9 MHz, no programa Mesa Z Notícias, a partir do meio dia.


Sérgio Rogério


ACORDA UNIÃO

A DESPEDIDA DE ESPATÓDEA

Foto: José Marcelo

No domingo, depois de muito perambular, encontrei uma opção para meu divertimento, quando uma amiga minha me chamou para ver Espatódea, peça tão comentada no Twitter. Sem pensar duas vezes, fui, imaginando o espetáculo que iria encontrar lá. Contudo, garanto que minha imaginação foi bem mais fértil do que o que encontrei na Uneal.
Rommel Bezerra é um ótimo ator, e não vou perder tempo masturbando seu ego, coisa que ele fez tão prepotentemente ontem à noite, mas como escritor e diretor, ele deixa, apesar da torcida organizada, muito a desejar. A peça, que começou com uma abertura magistral, teve, em muitos momentos, uma quebra de clima composicional tão gritante que me fez acenar negativamente a cabeça. Apesar de conter uma intenção boa, não vi resultado positivo nos sotaques carregados e nas contradições discursivas dos personagens. Os gestos artísticos feitos pelo casal central soaram tão europeus que até me esqueci que o espetáculo havia sido premiado por exaltar Alagoas. Ah, e em se tratando de casal... Ele atendeu às expectativas, entrou no personagem, mas a menina... Quebrava todo romantismo que era para ter. Nem mesmo a Elephant Gun do Beirutte, que em nada combinou para o momento em que foi tocada, salvou as cenas pseudo-poéticas e a falta de química entre o casal esfriava as performances.
Dos outros atores pouco tenho a falar, exceto da inexistência do prefeito e a falta de presença de palco dos outros coadjuvantes do núcleo malvado da história. Quanto ao roteiro... Houve muita coisa estranha, como por exemplo, o fato de acreditarmos que a peça era de época quando na verdade não era — ou era? Outra coisa esdrúxula foi a construção do filho do prefeito que, apesar de tentar passar a imaturidade dos playboyzinhos, soou totalmente idiota e desnecessário ao contexto da peça. E o coronel/capitão/fazendeiro que começou falando tão culto e derreou no sotaque brejeiro e clichê alá Senhora do Destino? Ah e uma coisa nauseante foi o perfil da empregada doméstica que apesar de interessante soou também clichê. No final da peça ainda ouvi algumas pessoas falando que tudo foi inovador. Comé? Inovador para quem não viu Lisbela e O Prisioneiro, Primo Basílio, Capitu e A Usurpadora (que marcou presença com a troca dos copinhos envenenados).
Por mais que tentasse encarar a peça como uma improvisação do que ela realmente é, não foram os pequenos detalhes que incomodaram, mas os gritantes. O fato dos homens moderninhos de brinco, o vestido da mãe mais curto que o da filha (se ele queria passar devassidão, não precisava daquilo) e os copos de cores diferentes que foram trocados e passaram despercebidos pelo cara que o bebeu. Como? Daltonismo, na certa! Isso tudo, não é erro do elenco, mas da direção, que não viu que existiam outros espaços além do que cabia ao protagonista. Para encerrar, achei modesto o discurso do senhor diretor, quando disse que SEU elenco estava de parabéns e que a peça acabou se resumindo em UMA só pessoa.

Tarcísio José

Projeto Lixo nas Praças


Antes do projeto Som na Praça, acontecia e está acontecendo nas praças e ruas de União o Projeto "Lixo nas Praças", pois da forma que está só pode ser projeto de deixar a cidade cada vez pior! Esta em questão é a praça do Alto do Cruzeiro, pela foto só constatamos o lixo, mas passando por lá, a uma distância de cem metros, sem exagero, dá para sentir a fedentina.


Acredito que ao invés de ser organizado o projeto prefeitura itinerante distribuindo picolés e confeitos, poderia, a princípio, retirar os lixos da cidade ou colocar contêineres que sirvam de recipientes em locais estratégicos.


Sérgio Rogério

ACORDA UNIÃO

Até Quando?

Não adianta olhar pro céu, com muita fé e pouca luta
[...]
Não adianta olhar pro chão, virar a cara pra não ver.
[...]
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
[...]
Até quando você vai levando, porrada, porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?
[...]
Muda[...]
Na mudança de postura a gente fica mais seguro!
(Gabriel O Pensador)

Pois é, essa foto é real e foi tirada em um trecho muito movimentado de nossa cidade, a Avenida João Lyra Filho, A sorte foi que esperei que se aproximasse um carro para que possamos ver o quão escuro está. O que vamos pensar dos bairros mais adentro da nossa cidade? Que a situação é bem pior, é claro.
É por este trecho que passam todos as noites os estudantes que saem da escola Carlos Gomes, e olhe que não são poucos, e todos aqueles que moram no bairro Roberto Correia de Araújo e estudam ou trabalham no centro da cidade no horário noturno.
Fico imaginando o que pensam do nosso município aquelas pessoas que vejo passar todas as noites no ônibus da Progresso, com o pescoço espichado querendo ver o que tem nesta cidade que tem um Z na entrada, e exatamente neste trecho, se deparam com escuridão. Devem pensar a verdade, que é o disse Gabriel O pensador, as autoridades (in)responsáveis "olham pro chão e viram a cara pra não ver".
Este trecho em questão já foi alvo de críticas e comentários no programa Mesa Z da rádio Zumbi FM, claro que ninguém é obrigado a ouvir o programa, até aí tudo bem. Mas o Secretário de Infraestrutura estava nos estúdios da rádio quando eu, Sérgio Rogério, liguei questionando a falta de iluminação neste trecho em especial, a resposta-desculpa não me convenceu.
Na terça-feira seguinte, exatamente no dia 15/03 o Vereador Bruno Praxedes encaminhou o requerimento nº 10/2011 solicitando as mesmas providências para exatamente o mesmo trecho. Na sessão seguinte22/03 chega à Câmara um ofício do secretário de Infraestrutura , informando, reafirmando que a responsabilidade é do município, e nada fez até agora.
Você sabe quanto se paga de taxa (contribuição) de iluminação pública? É bom verificar! Até quando ficaremos na escuridão? Até meados de 2011, ou quando 2012 chegar as luzes chegarão também? Não sei se aguentaremos tanto tempo! Ou melhor, até quando aguentaremos?

Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Sessão da Câmara em 22/03/2011

Início às 09h51
Falta do Vereador Gildo Brito
Sem leitura da Ata da sessão anterior
Expediente da Semana:
Ofício da Câmara de Maribondo comunicando a nova Mesa Diretora;
Projeto de Lei do Poder Executivo instituição do Controle Interno e Controlador Geral(equivalente a Secretário Municipal) com cópia para o Ministério Público (Aprovado);
Ofício da Secretaria de Assistência Social respostando o ofício do Vereador Fabian Holanda informando que os recursos do Governo Federal estavam 03 meses em atraso CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social e do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social;
Ofício da Secretaria de Infraestrutura resposta ao ofício do Vereador Bobo informando que a coleta de lixo é feita diariamente duas vezes ao dia em alguns locais e a defasagem se dá pela precariedade de máquinas;
Ofício da Secretaria de Infraestrutura resposta ao requerimento do Vereador Bobo dizendo que várias ruas do bairro Roberto Correia de Araújo precisam de reparos realmente. Em seguida atenderá o pedido;
Ofício da Secretaria de Infraestrutura dando resposta ao Requerimento do Vereador Bruno Praxedes informando que o serviço de reparos nas ruas é contínuo;
Ofício da secretaria de Infraestrutura dando resposta ao requerimento do Vereador Bruno Praxedes informando que a empresa que realizou os reparos nas ruas Afrânio Vergetti e Francisco de Morais deixou pior que estava, a empresa é contratada pelo Governo do Estado;
Ofício da Secretaria de Infraestrutura dando resposta ao Vereador Bruno Praxedes informando que a empresa contratada pelo Governo do Estado não fez a devida reposição;
Ofício da Secretaria de Infraestrutura em resposta ao requerimento do Vereador Bruno Praxedes informando que: para a abertura de bueiras, galerias e bocas de lobo já existe uma equipe;
Ofício da Secretaria de Infraestrutura dando resposta ao Vereador Fabian Holanda informando que o serviço de substituição de lâmpadas e reatores é feito diariamente No momento está em atraso;
Ofício da secretaria de Infraestrutura em resposta ao Requerimento do Vereador Bruno Praxedes informando que os corrimões da Ponte não foram colocados pois será construída uma passarela para pedestres;
Ofício da secretaria de Infraestrutura dando resposta ao vereador Bruno Praxedes informando que a fornecimento de Material elétrico e lâmpadas é com a Secretaria de Infraestrutura e não com a empresa CIGIP - Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública;
Ofício da secretaria de infraestrutura em resposta ao vereador Elvinho informando que a reforma da praça da Cohab saíra em breve e a reposição de lâmpadas na praça está em atraso;
Ofício da prefeitura encaminhando o balancete da receita e despesas do poder executivo, de dezembro de 2010 ;
Ofício da prefeitura encaminhando relatório de gestão fiscal do 3º quadrimestre de 2011;
Ofício da prefeitura encaminhando relatório do 6º bimestre da gestão fiscal.

Ordem do Dia
  • Projeto Decreto Legislativo do Vereador Bruno Praxedes dando Título de Cidadão Palmarino ao Prof. Reinaldo Sousa Diretor do CAMUZP/UNEAL;
  • Projeto Decreto Legislativo do Vereador Bruno Praxedes dando Título de cidadão Palmarino ao Gerente da Limpel, o Sr. Antonio Tarcísio da Silva;
  • Projeto de Lei do Vereador Bruno Praxedes dispõe sobre o desenvolvimento da política anti-bullying para entidades educacionais com ou sem fins lucrativos;
  • Projeto de Lei do Vereador Almir Belarmino que disciplina as nomeações para cargos em comissão do poder executivo e do poder legislativo;
  • Requerimento do Vereador Bruno Praxedes para o secretário de Cultura, Elson Davi, solicitando informações acerca da reforma no Museu Maria Mariá;
  • Requerimento do Vereador Bruno Praxedes para o prefeito solicitando informações acerca da reforma da praça Padre Cícero;
  • Requerimento do Vereador Bruno Praxedes para o prefeito solicitando informaçãoes sobre o concurso público municipal, com cópia para o promotor Jorge Luiz Bezerra;
  • Requerimento do Vereador Bruno Praxedes para o secretário de Infraestrutura solicitando que viabilize os reparos do calçamento da Rua "E" no Bairro de Fátima nas proximidades do auto-posto Santo Eduardo;
  • Na aprovação do PL sobre o Controlador Geral do Município o Vereador Fabian Holanda diz: "o procurador do Município, Paulo Roberto Alves Cavalcante, não é tão competente como acha que é. Eu não sou nenhum tapado, cabe a nós discutirmos se o nome é viável ou não. Pode mandar para onde for, Ministério Público, Tribunal de Contas, Presidente da República etc. O Vereador tem voz".

FACULTADA A PALAVRA

Bobo

  • Célio Duarte dotado de mentiras e falcatruas, além de não dá conta vem pra cá mentir, afirmou ao sair daqui (Câmara) "botei para arrombar com aqueles dez Vereadores";
  • Solicitou de Bruno Praxedes que marque uma reunião com o diretor do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito;
  • Falou que não ficou satisfeito com as respostas do secretário de Infraestrutura, ele brinca com a coisa pública, por que ele não fala que tem mixigam e caçamba alugadas. solicitou ao prefeito que faça uma reforma em seu secretariado, veja a deficiência;
  • Requerimento Verbal para o prefeito para fazer um levantamento dos loteamentos da cidade e verificar aqueles que estão sendo vendidos sem as condições necessárias e tomar a medidas cabíveis;

Manoel Feliciano

  • O Tribunal de Justiça inocentou o Ex-Deputado Paulão em relação ao seu nome está relacionado ao mensalão;
  • Ofício para secretaria de Infraestrutura com cópia para o prefeito solicitando a retirada do Lixo defronte ao posto de Saúde no bairro Roberto Correia de Araújo;
  • Requerimento Verbal para o SAAE esclarecer por que está faltando água constantemente em nossa cidade;
  • A falta de energia se deu porque estourou um transformador, trocou e o outro não aguentou, vem um transformador de Penedo e aumentará em 50% a capacidade.

Elvinho

  • Requerimento Verbal para o Secretário do Meio Ambiente, com cópia para o prefeito, solicitandio um projeto de plantar árvores, e que nos bairros tenham um área verde.

Fabian Holanda

  • O Trânsito na rua José Domarques está horível, marcar horários para descarga de veículos. Fazer uma Audiência Pública com a SMTT, Prefeito, Juiz e população. Fazer das duas entradas de União, uma entrada e outra saída;
  • Ofício Prefeitura, SAAE, Vigilância Sanitária e Secretaria de Infraestrutura informando que no Loteamento Santa Maria Madalena tem uma pocilga embaixo de uma rede de alta tensão;
  • Ofício para a empresa OI ver a possibilidade de consertar e fazer vistoria nos orelhões da Cidade;
  • Vai preparar projeto de Titulo de Cidadão Palmarino ou uma Comenda Zumbi dos Palmares para o promotor Alfredo Gaspar de Mendonça pela sua atuação à frente do GCOC - Grupo de Combate a Organizações Criminosas;
  • Ofício para Secretaria de Saúde ver a possibilidade de realizar um trabalho, em parceria, para redução das moscas no município;
  • Ofício para secretaria de Infraestrutura com cópia para o SAAE informando que estourou um esgoto em frente a Caixa Econômica Federal e solicita providências;
  • Um dia após a vinda do Superintendente da SMTT vir à sessão um guarda municipal e um Policial Militar cada um com um talão estavam como se estivessem multando uma senhora (mentiras do Superintendente);
  • Ofício para a bancos Itaú e Bradesco ver a posibilidade de instalação em União;
  • Marcar Audiência Pública com Banco do Brasil , Caixa Econômica Federal e Correios para tratra das filas e falta de humanidade, ver disponiblidade dos gerentes;

Tutu

  • Tem guarda municipal fazendo Blitz por trás da Polícia Federal e na rua do Jatobá;
  • Requerimento Verbal para o prefeito procurar o INCRA para ver melhoramentos das estradas vicinais visando o bem-estar dos estudantes;

Bobo

  • A cara do Carnaval de União está ficando na mesmice as bandas não convidam;
  • Realizar um projeto de lei sobre a organização dos eventos: banheiros químicos e horários;

Bruno Praxedes

  • Parabenizar o coordenador do 3º concurso de bandas de fanfarras;
  • Ofício para o presidente da comissão que fiscaliza a construção das casas dos deseabrigados, deputado João Henrique Caldas, solicitando que dentro da agenda possa vir a União esclarecer os andamentos como andam e qual a situação real da construção das casas;

Julio Paulino

  • Ofício para a SMTT solicitando a ativação da ponte que foi feita na época do ex-prefeito Rosiber , para isso fazer o aterro e a desapropriação de duas casas. Para minimizar o trânsito;
  • Requerimento Verbal para o prefeito e secretário de Infraestrutura solicitando estudar a possibilidade de fazer mão dupla na rua ao lado da praça Antenor Uchôa do lado do Antigo INSS;

Fabian Holanda

  • Requerimento Verbal para a Secretaria de Saúde informar como anda o trabalho de combate ao Câncer de Mama.

Biu Crente

  • Ofício para o Secretário de Educação agradecendo a reforma das escolas e do PETI em Rocha Cavalcante;
  • O engenheiro e a Caixa Econômica Federal estão preocupados com a reconstrução das casas.

E você poderá ouvir os comentários desta sessão, nesta quarta-feira, através da rádio Zumbi FM 87.9 MHz, ao meio dia, através do programa Mesa Z Notícias.

Sérgio Rogério

ACORDA UNIÃO

Que Saudades do R.U.

Semana passada fui à UFAL por ocasião da disciplina que curso, como aluno especial, na turma de mestrado do Centro de Educação daquela instituição. Ao sair da aula às 17h55, eis que um amigo meu, Wellington (wicca), esperava-me e disse:
- Sell, (é assim que alguns me chamam) vamos tomar sopa no R.U.? (Restaurante Universitário).

- Vou nada, vou embora, tenho que ir para UNEAL ainda. Disse.

Mas ele me convenceu. Ao entrar no R.U. um filme passou pela minha cabeça e percebi que o lugar já não era mais o mesmo dos tempos daquele(este) aspirante a sociólogo: 2001, 2002... As paredes já têm outra tinta, as bandejas são outras, agora tem pratos, os talheres, os banheiros, as filas, as mesas... Mas as caras, essas são as mesmas, as caras dos estudantes que chegam dos seus "interiores" para tomar aquela sopa de R$1,00. A cada colher de sopa quente que adentrava na minha boca, uma lembrança saía de minha cabeça fria.

E uma dessas lembranças foi a de que alguns estudantes não tinham o dinheiro da sopa, e mais uma vez percebi que isso continua assim, só que acentuado por outro motivo. Lembrei que à época não pagávamos quantia nenhuma para chegar à UFAL e demais instituições de ensino localizadas na capital, vejo que R$ 22,00 por semana equivale a 22 pratos de sopa, que é igual aos 22 dias letivos do mês, ou seja, a cada mês de passagem paga deixa-se de tomar sopa no RU por quatro meses.

Caso a nossa realidade fosse contrária, ou seja, se não pagássemos (os estudantes) nada ninguém deixaria de estudar, ninguém deixaria de descer da Serra da Barriga para adquirir conhecimento científico às margens da BR 104, ninguém trancaria o curso por estar desempregado, pois junto aos R$22,00 reais pagos pela passagem têm a "sopa", as cópias, os livros etc.

Outra lembrança que veio foi a das lutas travadas pelos estudantes, o que ajudou a resistir durante quatro anos à imposição do pagamento. Sei que agora as lutas são outras e não mais as mesmas do início do famigerado cadastro socioeconômico instituído pela secretaria de educação à época.

Concluo esta fase nostálgica alertando que nem tudo está perdido, mas para isso não piorar temos que ficar atentos para que, além do dinheiro da sopa dos 22 dias letivos, não vá embora também o dinheiro da "sopa" dos sábados e domingos com as previsíveis possibilidades de aumento da passagem. Dialogar com a prefeitura e a empresa é sempre possível, o Enfrentamento, também! Ah! que saudades do R.U.
Fotos: http://canutufal.blogspot.com
Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Mesa Z Recebeu a PJMP


A PJMP - Pastoral da Juventude do Meio Popular esteve no programa Mesa Z da rádio Zumbi FM. O programa iniciou fazendo um resgate sobre a origem da PJMP, suas lutas, desafios, conquistas e ideologia pastoral.
Mas, o ponto principal desta entrevista foi a divulgação do Cursinho Popular idealizado pela pastoral ano anterior que iniciou com um grupo de estudos, e ano passado expandiu e tornou-se Cursinho Popular contribuindo com a aprovação de 03 jovens para a Universidade Federal de Alagoas.
Este ano o cursinho acontecerá na UNEAL, aos sábados, manhã e tarde. As inscrições acontecerão de 28 a 31 de março na Sacristia da Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, Para efetuar as inscrições é necessário: uma foto 3x4, declaração da escola que estuda (3º ano) ou estudou o Ensino Médio, R$ 5,00 , 1 kg de alimento não perecível e um produto de limpeza pessoal ou coletiva, os dois últimos itens serão doados à Rosa Mística (centro de recuperação de dependentes químicos).
Estavam presentes no programa: Edja Paulino, Luana Tavares, Rosemeire Bernardo, Sérgio Rogério e Thais Patrícia.
Integrantes do Mesa Z: Dallas Diego, João Paulo Farias e Marcelo Pereira.