Eleições 2012 já estão à tona!



Nesta quarta-feira, 25, por ocasião de uma reforma na pracinha da escola Mário Gomes de Barros, onde fica o busto do senhor que dá nome à escola, a escola recebeu, a convite da direção, a visita de Ex-Governador Manoel Gomes de Barros, que, como todo pré-candidato, não perdeu tempo em se falado de aparecer publicamente e fazer promessas, já eleitorais.

O visitante passou de sala em sala fazendo o seguinte questionamento “vocês sabem quem sou eu, pois os seus pais sabem” e praticamente a mesma pergunta era feira a alguns professores, que de pronto respondiam positivamente.

Fica aqui o nosso questionamento: quando chega um vendedor de livros, ou algo parecido, nas escolas dizem, às vezes, que vai atrapalhar as aulas; e desta vez atrapalhou ou não? Será que só a visita ao busto não bastava? Tinha que passar de sala em sala?

E mais, o visitante prometeu conseguir, junto à prefeitura, a cobertura da quadra da escola e frisou “nunca chegou tanto dinheiro para educação como agora! Quem dera na minha época de prefeito fosse farto assim”. Após essa afirmação não se sabe o porquê de os salários dos funcionários de escola continuar defasados, com promessas de reajuste mínimo.

E aí, é ou não é pré-propaganda? Será que ex-diretores da escola, ex-professores, ex-alunos (o meu caso) poderão também adentrar a escola para visitar o busto recém pintado e passar de sala em sala?
Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Fotos: Cizino Oliveira

Cinzas de Abdias Nascimento ficarão na Serra da Barriga

Morreu na noite desta segunda-feira (23), no Rio de Janeiro, o ativista do movimento negro Abdias do Nascimento, 97. Ex-deputado, secretário estadual e senador, Abdias foi também pintor autodidata, escritor, jornalista, poeta e ator.
Ele estava internado desde 15 de abril no Hospital do Servidor do Rio de Janeiro e morreu de insuficiência cardíaca, segundo a assessoria de imprensa do hospital.
De acordo com Ivanir dos Santos, conselheiro do Ceap (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas) e amigo pessoal de Abdias, o ativista foi internado por complicações de diabetes.
Segundo informações divulgadas à noite, a família deverá trazer as cinzas para Alagoas. Elas ficarão na Serra da Barriga, o local do histórico Quilombo dos Palmares.
Sua defesa dos direitos humanos dos afrodescendentes lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 2010.
Em março deste ano, ele esteve entre as lideranças negras convidadas para o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Rio de Janeiro.
Na ocasião, Nascimento afirmou : "a visita do Obama é importantíssima para aprofundar as relações entre o Brasil e os EUA. O fato deles terem eleito um presidente negro é uma lição para o Brasil".
Foi dele a sugestão de instituir, em São Paulo, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro desde 2006.

Política


Abdias do Nascimento foi o primeiro deputado federal do país a se dedicar à defesa dos direitos dos afro-brasileiros, de acordo com o PDT, sigla que o ativista representou no Congresso. Ele assumiu o cargo em 1983, eleito pelo Rio de Janeiro. Em seu mandato de quatro anos, segundo dados da Ipeafro (Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros), foi de autoria de Nascimento o primeiro projeto de lei de políticas públicas afirmativas da história do Brasil.
O ativista também foi suplente de antropólogo Darcy Ribeiro no Senado e assumiu a cadeira entre 1991 e 1992 e de 1997 a 1999.
Abdias nasceu em 14 de março de 1914 na cidade de Franca, localizada no interior de São Paulo, a 400 km da capital. Filho de uma doceira e de um sapateiro, viveu a maior parte da vida no Rio de Janeiro, onde se formou em economia.
Começou a militar na década de 30, quando ingressou na Frente Negra Brasileira. Em uma viagem pela América do Sul com um grupo de poetas, assistiu a um espetáculo onde um ator branco pintava o rosto para interpretar um negro.
O episódio marcou Abdias e o levou a fundar o Teatro Experimental do Negro, em 1994, após ter cumprido pena na penitenciária do Carandiru, preso pelo governo de Getúlio Vargas por resistir a agressões racistas.
O Teatro Experimental do Negro formou a primeira geração de atores e atrizes afrodescendentes do Brasil, e também contribuiu para a criação da literurgia dramática afro-brasileira.
Abdias se encontrava nos Estados Unidos quando o regime militar promulgou o Ato Institucional nº 5 e, por causa de diversos inquéritos policiais dos quais era alvo, foi impedido de retornar ao Brasil.
Seu exílio durou 12 anos.
Além do Teatro Experimental do Negro, o legado de Abdias inclui também o Ipeafro, fundado por ele em 1981, o jornal "Quilombo", criado em 1968 e mais de 20 livros publicados durante várias décadas.
Além da indicação ao Prêmio Nobel da paz, Abdias recebeu honrarias dos Estados Unidos, Nigéria, México, Unesco e ONU. No Brasil, recebeu das mãos do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Ordem do Rio Branco, no grau de Comendador a honraria mais alta outorgada pelo governo brasileiro.

Sessão da Câmara em 24 de maio de 2011

Início às 10h15


Faltas: Bruno Praxedes (Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais), Biu Crente, Gildo Brito.

Expediente da Semana:

Liberação de Recursos do FUNDEB;


Liberação de Recursos do Fundo Nacional de Saúde.


Aprovação do Projeto de Lei 005/2011, de autoria do Vereador Manoel Feliciano, que institui a obrigatoriedade de banheiros para clientes nas agências bancárias.


Aprovação do Projeto de Lei 010/2011, de autoria do Vereador Almir Belo, que dispõe sobre a publicação de leis vigentes no município. Reeditada a cada quatro anos.


Facultada a Palavra


Bobo


Comentário acerca do Último programa Mesa Z, conde foi falado pelo Sérgio que "quando os vereadores querem , eles aprovam, os projetos de lei ". O Vereador falou que o PL da Casa de Passagem foi aprovado por que veio como Urgência Urgentíssima. E disse que o programa não é tão imparcial assim.


Ofício para o Prefeito Solicitando a limpeza da cidade, retirada dos ferro-velhos e contratação de agentes de Endemias.


Fabian Holanda


Ofício para o CREAS parabenizando Ana Maria Cardoso e equipe pelo trabalho desenvolvido;


Requerimento Verbal para o diretor do Cartório Eleitoral, Ramalho, solicitando que use a imprensa local, carros de som, rádios, blogs, site etc para fazer uma ampla divulgação acerca do recadastramento biométrico. Com cópia para as rádios.



Tutu


Ofício para o SAAE fazendo uma reclamação sobre a falta de água na escola Domingos de Pino;


Requerimento Verbal para a Secretaria de Educação e Prefeito, com cópia para as rádios, solicitando que seja construída uma escola no sítio Boa Vista, já tem a área disponível.


Nesta sessão teve a presença dos membros do comitê de combate à dengue no Município. Ana Teresa, Epaminondas Júnior e Manoel Bispo.


Você poderá ouvir os comentários desta sessão, nesta quarta-feira, através da rádio Zumbi FM, no programa Mesa Z Notícias a partir do Meio Dia.


Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Índice Por localidade - Dengue

Em abril a Secretaria Municipal de Saúde informou o Índice da Dengue, por localidade, da Zona Urbana, com o seguinte quadro:

Abolição - 3,17%
Alto da Boa Vista - 3,44%
Alto do Cruzeiro - 5,94%
Cana Brava - 1,79%
Centro - 0,00%
Centro II - 3,50%
Cohab - 8,47%
Cohab II - 1,61%
Costa e Silva - 2,54%
Bairro de Fátima - 2,56%
Jaguaribe - 2,00%
Jardim Brasília - 1,78%
Jatobá - 0,00%
Padre Donald - 0,00%
Roberto C. de Araújo I- 3,01%
Roberto C. de Araújo II - 0,52%
Rua Nova - 1,72%
Santa Maria Madalena - 5,95%
Santa Maria Madalena II - 6,09%
Terra Cavada - 0,00%
Vaquejada - 4,22%

Índice da Zona Urbana 3,01%


União dos Palmares, 13 de abril de 2011.

Será que os índices aumentaram ou reduziram?


Sérgio Rogério

ACORDA UNIÃO

A partir de sábado acesse:



Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater.

É com este tema que no dia 18 de maio alerta-se, todos os anos, em todo o Brasil, para o Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Em União dos Palmares, cidade que foi palco nacional dessas questões no final do ano passado, foi realizada uma grande caminhada organizada pelo CREAS - que tem como coordenadora a professora Ana Maria Cardoso.

A convite do CREAS as escolas organizaram cartazes e faixas, fazendo este alerta pelas ruas do centro da cidade. Esperamos que, com isso, a façanha de 2010, que até agora as denúncias não deram em nada, não se repita. Pois, Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater! E o que temos que fazer em União é combater atitudes como as do final do ano passado que, com certeza, ainda continuam acontecendo as barbas da justiça.

Abaixo algumas fotos que mostram a caminhada.













Sessão da Câmara em 17/05/2011

Início às 10h15 - Falta do Vereador Manoel Feliciano

Telegrama do Ministério da Saúde informando a liberação de Recursos Financeiros do Fundo Nacional de Saúde;
Ofício do MEC
Informando a liberação de recursos do FUNDEB;
Ofício da Prefeitura encaminhando o Balancete do Fundo Municipal de Assistência Social referente ao mês de março de 2011;
Ofício da Prefeitura
encaminhando Projeto de Lei 008/2011 que dispõe sobre a criação da Casa de Passagem Provisória "Resgatar para Crescer" que atenderá jovens de 0 a 17 anos e será mantida com recursos de União dos Palmares e Santana do Mundaú.

A sessão foi suspensa por 10 minutos para reunião das comissões competentes para elaborar parecer desse PL e aprová-lo em seguida. (Aprovado).

Convite do CREAS para caminhada no dia 18/05 Dia Nacional Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Saída às 15h30 no PETI e encerramento na Praça Basiliano Sarmento.

Facultada a Palavra.

Fabian Holanda
Ofício para o Secretário de Infraestrutura solicitando iluminação no Conjunto Sagrada Família;
Ofício para o Secretário de Infraestrutura parabenizando pela iluminação da Praça da Alimentação;
Ofício informando sobre a satisfação com a recuperação do Promotor Tácito Yuri;
Parabenizou Genisete Lucena pela volta do O Relâmpago agora em site;
Marcar a Audiência Pública com Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica para o dia 09 de junho com convite para as respectivas superintendências em Maceió;
Agradeceu a Humildade de Nivaldo Marinho.

Bobo
Ofício para o Secretário de Infraestrutura agradecendo pelo atendimento ao requerimento sobre a limpeza da Estação Ferroviária;
Ofício parabenizando Kleber Marques pela festa em Homenagem à Mães Palmarinas;
Ofício para Ane Mitonori parabenizando pelos seus 15 anos;
Requerimento Verbal para a secretaria de Infraestrutura solicitando o reparo em um buraco na Travessa Tancredo Neves;
Escutou o Mesa Z na última quarta e ouviu quando falamos sobre o envio de cópias para as rádios e não encaminharam para a rádio Zumbi, disse ter sido esquecimento;

Tutu
Ofício para o prefeito agradecendo pelo reparo na rua próximo ao bar da Macaxeira no bairro de Fátima;
Ofício para o secretário de Infraestrutura trocar uma lâmpada na travessa Santa Teresinha;
Requerimento Verbal para a Secretário de Infraestrutura trocar 6 ou 8 lâmpadas no Povoado Jacinto.

Biu Crente
Ofício
para o Prefeito parabenizando por ter começado o Calçamento da rua Abdon Veríssimo.

Júlio Paulino
Ofício para o secretário de Infraestrutura ver a entrada da cidade (pelo Castelo Branco) está ficando cheia de lama, por conta das obras realizadas naquele local;
Requerimento Verbal para prefeitura solicitando dados da empresa que está fazendo calçamento na cidade;

Elvinho
Ofício para secretaria de Infraestrutura retirar o barro da rua José Hortêncio de Souza no bairro Roberto C. de Araújo;
Requerimento Verbal para o secretário de infraestrutura solicitando material de trabalho: luvas e botas para os funcionários do Cemitério.

Não propuseram nada: Almir Belo, Bruno Praxedes e Gildo Brito.

Você poderá ouvir os comentários desta sessão, nesta quarta-feira, através da rádio Zumbi FM, no programa Mesa Z Notícias, a partir do meio dia.

Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Primeiro pregão presencial da Uneal seleciona empresa para o vestibular

Clau Soares

A Comissão Permanente de Licitação da Universidade Estadual de Alagoas realizou nesta terça-feira (10), às 8h30, o primeiro pregão presencial da universidade para a seleção de empresa organizadora do processo vestibular 2011. A licitação ocorreu na Sala dos Conselhos, localizada no prédio da Reitoria, em Arapiraca.
As empresas Exatus-EPP, MS Concursos, AOCP, Consultec e Fundepes compareceram ao certame. Após o processo de lances, a Empresa Consultec foi declarada vencedora provisória com o valor unitário foi de R$ 40 por inscrição. Segundo ata do certame, a pedido do pregoeiro, os representantes das empresas licitantes conferiram e rubricaram os documentos de habilitação da empresa vencedora.
De acordo com a lei 10.520, que regula o pregão, os licitantes possuem o prazo de três dias para manifestar suas razões de recursos.
Segundo Lilian Nunes, o primeiro pregão presencial realizado pela Uneal é um avanço na busca pela autonomia dos processos licitatórios. “A realização das nossas próprias licitações significa que estamos nos aproximando dessa autonomia tão almejada. ‘Antes as licitações da Uneal eram realizadas pela Amgesp - órgão que centralizava os certames da administração direta e indireta do Estado”, enfatizou.
Outro benefício apontado é a economia para os participantes do vestibular. “Esse preço baixo beneficia a sociedade por que torna o vestibular mais acessível para os interessados. A gente entende que o vestibular não deve custear as despesas da universidade, mas apenas custear o processo seletivo”, destaca Lilian Nunes.
A previsão é que o vestibular seja realizado ainda em junho deste ano.
Participaram da licitação, o pregoeiro Michell Fabrício Moura da Silva, os membros da equipe de apoio, Lilian Maria Nunes Silva e Rosanne Guimarães Lima de Morais, e os representantes da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), Israel Lucas Souza Guerreiro e Carlos Jose Gonçalves Melro, e os representantes das empresas presentes.

Sessão da Câmara em 10/05/2011 - 9º Sessão Ordinária

Início às 10h10 - Todos os Vereadores presentes.

Expediente da Semana

Ofício da prefeitura encaminhando a LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias - para o exercício de 2012;
Ofício da UNEAL solicitando contribuição para a Festa Junina;
Ofício da Igreja Batista Betesta solicitando apoio para o evento Chá da Tarde;
Telegrama do Ministério da Saúde informando sobre a liberação de recursos;
Telegrama do Ministério da Educação informando sobre a liberação de recursos do FUNDEB;
Telegrama do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informando a liberação de recursos para esta área;
Telegrama do Ministério da Educação informando sobre a liberação de Recursos Financeiros sobre Alimentação Escolar;
Ofício da prefeitura encaminhando o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos da Zona da Mata Alagoana;

Ordem do Dia

Indicação do Vereador Manoel Feliciano para o Governador, Teotônio Vilela; Responsável pelo Programa da Reconstrução, Luiz Otávio; Prefeito de União, Areski Freitas; Secretário de Infraestrutura, Adeildo Sotero; para a empresa SANCO Engenharia; para Caixa Econômica Federal; Comissão Especial da Reconstrução da Assembleia Legislativa e Instituto do Meio Ambiente, solicitando uma revisão no local de reconstrução das casas e Drenagem no Riacho Cana Brava;
Aprovação do Projeto de Lei de autoria do Vereador Almir Belo que institui e regulamenta o Patrimônio Vivo de União dos Palmares;
Indicação do Vereador Bruno Praxedes para Célio Duarte - SMTT, indicação que providencie a pintura de todos os redutores de velocidade (quebra-molas) com cópia para o prefeito.
Requerimento do Vereador Bruno Praxedes, para Adeildo Sotero, solicitando que viabilize a instalação de lixeiras, podar as árvores e limpeza da Praça Antenor Uchôa. Com cópia para o prefeito;
Requerimento do Vereador Bruno Praxedes para Josafá Campos solicitando informações sobre quais unidades de ensino contam com bibliotecas em suas dependências, com cópia para o prefeito;
Requerimento do Vereador Bruno Praxedes para Adeildo Sotero viabilizar a substituição de lâmpadas na rua Santa Catarina, no bairro Costa e Silva, com cópia para o prefeito;
Requerimento do Vereador Bruno Praxedes para Josafá Campos solicitando informações acerca da evasão escolar no município, com cópia para o prefeito.

Facultada a Palavra

Bobo
Ofício parabenizando o operador de Som da Câmara;
Ofício para o secretário de Infraestrutura solicitando limpeza da Estação Ferroviária;
Ofício para o Secretário de Infraestrutura reparar o Buraco no bairro Roberto C. de Araújo ,na rua próximo a Igreja Adventista;
Requerimento Verbal para o Secretário de Infraestrutura, com cópia para o prefeito e para as rádios AG e Farol, solicitando a limpeza da cidade.

Manoel Feliciano
Fez um pronunciamento informando que não será mais candidato;

Tutu
Requerimento Verbal para a Secretaria de Assistência Social, com cópia para o prefeito, procurar o Governador para providenciar uma localidade para retirar os moradores que residem próximo ao Riacho Cana Brava;

Fabian Holanda
Ofício para a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Correios solicitando a audiência Pública sobre a demora nas filas;
Ofício parabenizando Marlon Rossi;
Ofício parabenizando o prefeito pela iniciativa e Casa de Passagem;
Ofício agradecendo ao secretário de Infraestrutura pela iluminação na Praça da Alimentação;
Requerimento Verbal para Adeildo Sotero, com urgência, ver a possibilidade de equipar com fardamento, luvas e botas os funcionários que trabalham no recolhimento do lixo. Com cópia para o prefeito;
Solicitou que o presidente coloque em votação Relatório da CEI da Merenda.

Biu Crente
Ofício para a Oi solicitando a instalação de Telefones Públicos (Orelhões) em Rocha Cavalcante.

Elvinho
Ofício para SMTT tomar medidas para desobstruir a rua Orlando Bugarim
Ofício para a SMTT providenciar as placas de sinalização na rua José Terto Jacinto na Cohab Velha.

Término da Sessão às 11h50.

Não propuseram Projetos de Lei, Requerimentos, Indicações Ofícios etc., os Vereadores: Almir Belo, Gildo Brito e Júlio Paulino.

E você poderá ouvir os comentários desta sessão, nesta quarta-feira, através da rádio Zumbi FM 87.9 MHz, pelo programa Mesa Z Notícias a partir do meio dia.

Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

Sessão da Câmara em 03 de maio de 2011

Início às 10h15
Faltas: Bobo, Biu Crente e Tutu.

Expediente da Semana:


Telegramas do Ministério da Saúde informando da liberação de recursos financeiros;

Ofício da Prefeitura encaminhando o Balancete do Exercício Financeiro de 2010;

Carta da UNEAL aos Vereadores com o resumo da reunião com o governador;

Ofício da Secretaria de Infraestrutura dando resposta ao Requerimento do Vereador Tutu informando que não instalou as luminárias no sem-teto por falta de material (quando houver licitação);

Ofício da Secretaria de Infraestrutura dando resposta ao ofício do Vereador Elvinho informando que, de início, colocaram veneno nos matos de cemitério;

Ofício da Secretaria de Infraestrutura em resposta ao ofício do Vereador Júlio Paulino informando que os Braços de Luminárias nas proximidades da escola Zumbi dos Palmares será instalado quando receber o material;

Ofício da Secretaria de Infraestrutura dando resposta ao requerimento do Vereador Júlio Paulino informando que a operação tapa buraco nos locais onde foi recapeado acontecerá em breve, pois já dispõe de material;

Ofício da Secretaria de Infraestrutura dando resposta ao requerimento do Vereador Tutu sobre o saneamento do Beco do Urubu acontecerá em breve;

Ofício da Secretaria de Infraestrutura dando resposta ao requerimento do Vereador Bobo informando que a limpeza da rua Antônio Arecipo acontecerá em breve;

Ofício da Secretaria de Infraestrutura dando resposta ao requerimento do Vereador Fabian Holanda sobre a pocilga que fica em baixo de uma rede de alta tenção já está em andamento no Ministério Público;

Ofício da Secretaria de Infraestrutura dando resposta ao ofício do Vereador Bruno Praxedes informando sobre o reparo do calçamento ao lado do posto Santo Eduardo;

Ofício da Secretaria de Saúde/Coordenação de Endemias encaminhando o relatório de atividades de combate à Dengue;

Ofício do SAAE encaminhando o Balancete do mês de março de 2011;

Ofício da Secretaria de Educação encaminhando o Edital de chamada pública para aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar.


Ordem do Dia


Indicação do Vereador Manoel Feliciano para o CIGIP - Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública, com cópia para o Prefeito, e secretaria de Infraestrutura solicitando a substituição das lâmpadas queimadas nas zonas Rural e Urbana.


Facultada a Palavra


Fabian Holanda

Ofício parabenizando Luciana Peixoto, secretária da Câmara , pelo aniversário;

Ofício para o filho, Artur Fabian Bento Holanda, parabenizando pelos 18 anos;

Ofício parabenizando o Grupo João Lyra pelos 60 anos;

Requerimento Verbal convocando, em até 15 dias, os diretores e técnicos da CIGIP para tratar sobre a iluminação pública do município;

Ofício parabenizando o Prefeito pela compra do prédio do Colégio Cenecista Santa Maria Madalena. R$ 840,000,00 em 20 parcelas de R$ 42.000,00.


Elvinho

Requerimento Verbal pedindo a convocação da direção dos Correios vir ao plenário, no prazo de 15 dias, prestar esclarecimentos;

Ofício parabenizando o Prefeito pela assinatura da Ordem de Serviço do calçamento do Abdon Veríssimo, Abolição e Conjunto Sagrada Família.


Bruno Praxedes

Ofício para o Prefeito solicitando os balancetes de janeiro e fevereiro de 2011;

Ofício para o prefeito prestar informações sobre a Farmácia Popular.


Não propuseram nada: Almir Belo, Gildo Brito e Júlio Paulino.


E você poderá ouvir os comentários desta Sessão, nesta quarta-feira, através da rádio Zumbi FM, no Programa Mesa Z Notícias, a partir do meio dia.


Sérgio Rogério

ACORDA UNIÃO

Protesto dos Servidores Estaduais em Maceió