Entre o Cultural e o Ecológico

Nesta época do ano acentua-se o dilema entre o cultural, aquilo que já virou tradição, e o ecológico. E isso se dá pela necessidade da manutenção daquilo que é cultural, tradicional e representa o jeito de ser de um povo e aquilo que é ecológico e representa a manutenção de parte da biodiversidade.
A tradição e cultura falam mais alto nesta época, e também em outras. Fazer a fogueira para assar o milho na porta de casa representa, para alguns, o encontro com a família, a alegria e, além de ser, um dos fatores fortes que representa o “São João” além de: canjicas, pamonhas, fogos, os santos, as bandeiras etc. Símbolos que ano passado se perderam em meio às águas, aos desastres e aos destroços que serviram de “fogueira”. Na ocasião móveis, livros, roupas, comidas esse foi o material de duas das três fogueiras da festa. E este ano, as coisas não mudaram muito, a festa junina acontece nos acampamentos, mas o desejo não é de fogueira e sim de casas.
O ecológico também tem um peso alto, mas não tão forte. Vivemos em um município que é cercado por matas, moramos da região da Mata Atlântica e a Serra dos Frios pertence a uma APA – Área de Proteção Ambiental, que, pelo que vemos, não é tão protegida assim, pois, a cada semana, vemos, daqui da cidade, uma fogueira em locais diferentes, as árvores sendo devastadas e, consequentemente, a flora indo embora. E aí quem deve fiscalizar? O IMA – Instituto do Meio Ambiente? O IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais? A Secretaria Municipal de Meio Ambiente? Temos que descobrir antes que a serra seja descoberta e não tenhamos árvores nem para as fogueiras de 2012 em diante.
Contudo, em época de mudanças no Código Florestal, a festa não pode parar, a fiscalização também não. As fogueiras não podem se perder no tempo, os pequenos trabalhadores não podem ser os únicos punidos. O que temos que saber é que não são as fogueiras que estão acabando, a cada semana, com a Serra dos Frios e outras áreas existentes em União. E o meio ambiente não está sendo acabado apenas através do desmatamento.


Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

0 comentários: