Parabéns, União dos Palmares!

É com muito regozijo que venho através destes versos expressar a emoção e o mais puro sentimento dedicado a minha querida terra natal, União dos Palmares. Cidade histórica, riquíssima em cultura e nas manifestações expressadas em cada gesto que há em seu povo. Uma cidade que sabe acolher seus habitantes, assim como uma mãe protege e defende seus filhos em qualquer circunstância da vida.

É terra de um povo humilde, honesto e acima de tudo trabalhador, que não se cansa do seu trabalho e nem foge da luta que os esperam rotineiramente a cada amanhecer; Orgulho-me em ser palmarino e de pertencer a esse grupo de descendentes de quilombolas e afro-brasileiros, que tem Zumbi como seu herói e fonte inspiradora de luta e conquista, que sente correr nas suas veias o mesmo sangue que testificou através de Zumbi, que a liberdade não herdamos de ninguém, e sim, a conquistamos pela luta e sem temer as adversidades que se contrapõem aos nossos ideais de vida e nossos objetivos. Aqui está localizada a Serra da Barriga, patrimônio histórico da humanidade e palco da maior luta já enfrentada em prol da liberdade de pessoas castigadas e forçadas ao cruel trabalho escravo, que na época era tão natural aos olhos de pessoas desumanas e moldadas pelo orgulho e a avareza.

Cidade muito bem representada também nas pessoas ilustres como: Jorge de Lima(Poeta), Maria Mariá(Jornalista) ,Povina Cavalcanti, Mosenhor Clóvis(Pároco), Basiliano Sarmento, Correia de Oliveira, Dona Irinéia (artesã). E tantos outros que brilhantemente deram e continuam dando suas importantes contribuições para a construção do legado cultural e histórico que adquirimos ao longo desses 180 anos, e que por isso serão sempre lembrados e homenageados por cada cidadão deste município.

Sinto-me honrado com cada verso que escrevo, em poder de certa forma está contribuindo positivamente para o crescimento e o desenvolvimento desta importante cidade brasileira, que apesar dos problemas que enfrenta, em ocasião do descompromisso político e social, que ainda é forte e alarmante nesta cidade. Porem, tais problemas não conseguiram e nem conseguirão calar a voz desse povo que sacia a sua sede da água que bebe, jorradas do histórico Rio Mundaú, e do solo sagrado no qual como prova de viver em liberdade, caminham incansavelmente com destino ao progresso, carregando no peito o sonho de dias melhores para todos.

Chegamos aos 180 anos de Emancipação Politica, em 13 de outubro de 1831, União dos Palmares alcançava mais uma vitória, tornando-se cidade livre e independente politicamente falando. Mas a minha consciência ainda assim,me faz ir mais longe e refletir melhor, daí surge uma indagação, ou melhor uma pergunta que ecoa desesperadamente por justiça. Emancipados? Livres? Em que sentido?.Existem de fato razões para tantos festejos e comemorações, quando na mesa de nossos palmarinos falta o pão? Nos nossos hospitais outros morrem por falta de atendimento? Nas nossas ruas diariamente nossas crianças e adolescentes aprendem cedo a provar do gosto amargo das drogas?

É revoltante a dramática realidade social em nossa cidade, e porque não dizer em nosso Brasil e no mundo. Não dar pra aceitar de braços cruzados a situação em que coloca ricos e pobres a se enfrentarem como se fossem lutadores de boxes, de maneira que sempre os ricos saem rindo e com olhares altivos motivados por ganharem mais uma vez a luta e disputa, e com a certeza de que ganharão sempre.

Mas apesar de tudo isso, a esperança tem que ser mais viva, e a força de hoje, a única motivação para continuar amanha e sempre,na busca de um mundo melhor e com mais justiça para todos.

Parabéns, União dos Palmares “A terra da liberdade”


Professor Carlos Senna

0 comentários: