Dia Mundial da Água. ACORDA UNIÃO!

Os nossos rios Cana Brava, Mundaú, Macacos e outros estão, ao longo dos tempos, virando esgotos, e o pior, a céu aberto. Lembro que quando criança tomei muito banho no riacho Cana Brava, e não adianta dizer que nojo! Pois ainda alcancei a água cristalina. As mulheres iam lavar seus pratos, roupas, dar banho nos filhos... Os homens iam lavar suas bicicletas, pescar, dar banho no cachorro... O rio aproximava as pessoas, dessa forma existia alí um sentido de comunidade "Ô dona Maria, me empreste o seu sabão" Era uma das frases mais ouvidas naquela época.
Saudosismos à parte, gostaria de lembrar que o município cresceu, mas a cabeça dos que a administraram ao longo dos anos até hoje continua nas décadas de 70 e 80. Os esgotos caem diretamente no que restou do rio que hoje confugura-se de uma vez por todas como esgoto. Só quem sabe perceber essa transformação é quem acompanhou de perto e se deliciou com esse ou com outros rios que também estão se deteriorando. Os que nunca molharam os pés no rio, não imaginam a falta que ele faz.
A população tem que contribuir não jogando lixo no rio, O SAAE precisa fazer jus ao nome, a prefeitura precisa "avançar para águas mais profundas" (Lc 5, 4) para que a população possa "lançar as redes para a pesca" (Lc 5, 4), a pesca do desenvolvimento, do progresso e da cidadania plena.
Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

0 comentários: