JUSTIÇA PRA QUEM?



Após 8 dias da prisão do jovem Anderson Rafael, morador do Bairro Roberto Correia de Araújo, familiares e amigos que aguardavam sua liberação, marcada para às 10h e 30min da manhã do dia 21 de agosto de 2012, fecharam a BR 104, no trecho que corresponde ao acesso principal à União dos Palmares e pediram justiça. A BR foi interditada por volta das 14h, sendo liberada às 00h e 30min, em aproximadamente 10h de protesto não houve nenhum pronunciamento por parte da justiça de União dos Palmares. Muitos populares, sem conhecimento de causa se revoltaram contra os manifestantes gerando tumulto na rodovia. O que muitos não sabiam é que o mesmo jovem não tem nenhum antecedente criminal, não foi preso em flagrante na tentativa de roubo, e que ainda assim não teve o direito de receber visitas dos seus familiares.O protesto não é um ato de vandalismo ou uma mera banalização que tem o intuito de prejudicar o cotidiano das pessoas, segundo relatos dos próprios familiares, ao protestarem em frente ao Fórum, localizado em União dos Palmares e serem atendidos pelo juiz, haveria um parecer favorável a liberação do jovem, no entanto estava a depender, somente, do delegado da 13º DRP. Diversas manifestações pacíficas, foram realizadas em frente a delegacia e pelas ruas da cidade, ninguém sabe ao certo o estado físico do “Rafa”, qual seria o motivo para uma prisão truculenta e sem direito a visitas?
A família acredita que o rapaz tenha sido espancado, sendo esse o motivo de não poderem vê-lo, pois seriam testemunhas de mais um ato abusivo.
Segundo amigos e familiares já foram apresentadas provas de que o jovem é inocente, pois no horário que houve a tentativa de assalto à loja, localizada na Rua Tavares Bastos, Centro, ele estava jogando futebol no campo que fica por trás do depósito de bebidas às margens da BR 104, imagens registradas pelas câmeras de um posto de combustível comprovariam o horário que o jovem voltava do jogo com os amigos, além disso as diversas testemunhas em favor do rapaz não foram ouvidas, de modo que ficou o reconhecimento feito por uma pessoa da “loja”, contra o depoimento de dois menores envolvidos na tentativa de assalto que em primeira versão afirmam que o “Rafa” não teve nenhum envolvimento.
Afinal para que nos serve a justiça? E onde está a imprensa televisiva que em 10h de protesto não apareceu para tornar pública essa manifestação por justiça? Onde está a polícia para dialogar com os manifestantes e assegurar que não houvesse confronto entre manifestantes e caminhoneiros e populares impedidos de trafegar? A mídia não é imparcial e tampouco a justiça funciona de forma justa e igualitária. Esperamos por justiça e nos solidarizamos com a família do “Rafa”, mas não esperamos de braços cruzados, nos mobilizamos para que o direito seja exercido e então os verdadeiros “culpados” sejam punidos, punidos dentro da lei, de forma humana e digna, sem agressões e abusos.
Ainda nesta noite já tomada pelo caos, mais um assassinato na “Terra da Liberdade” e enquanto uma mãe chora a morte de um filho e se indigna, pois o corpo ainda estendido à espera do IML, preso no bloqueio, outra chora por não saber quando terá seu filho em liberdade.

                                                            Clínia Cássia, Luana Tavares e Wellington Ferreira.













           
      

0 comentários: