A entrevista com o delegado da Polícia Federal, o sr. Pinto de Luna, foi proveitosa, como vêm sendo as entrevistas realizadas pela equipe do Mesa Z da Rádio Zumbi FM.
O programa teve a participação dos membros: Franco Maciel e Marcelo Pereira, do Blog A Terra da Liberdade; Bruno Monteiro, Dallas Diego, Walter Junior e Wendell Amaral, do Blog Tempo Moderno; E eu, Sérgio Rogério, do Blog Acorda União. O Professor Nivaldo Marinho chegou a tempo de fazer uma pergunta. A entrevista também contou com a participação de: Geniste Lucena, Solange Eugênio, Nestor Felix e Vera Costa.
Também interagiram com o programa: Edilson Lopes, Manoel Simeão, Carlos Sena, Ednaldo Paes, Mariné Vieira, Ivan Euclídes, Igor Euclides e Ivan Euclídes Junior.
Os entrevistados receberam perguntas através dos e-mails e blogs as quais tentamos reproduzir. Repruduzirei as respostas de forma bem sintética.
Pergunta enviada por Marcos Petrúcio:
Olá Sérgio,
Eu gostaria de fazer uma sugestão de pergunta, aqui mesmo:
O blog do Ricardo Mota tem divulgado que há uma movimentação entre os principais líderes do chapão para que o candidato a vice-governador do Ronaldo Lessa seja um candidato do PT (possivelmente o Izaac da CUT) e que o Renan se reuniu com o deputado Benedito de Lira para lhe propor uma dobradinha na disputa pelo Senado Federal.
Esses dois fatos implicariam que o sr. delegado Pinto de Luna ficaria fora da disputa para o cargo de senador.
A pergunta é: essas informações procedem? qual é a possibilidade de isso vir acontecer?
Agradeço se posteriormente puder postar a resposta aqui, pois daqui eu não consigo ouvir a rádio Zumbi FM.
Um abraço e obrigado mais uma vez.
Resposta:
* "Não. O Isaac nem sabe dessa história. Isto foi especulação".
Pergunta enviada por Josivaldo Ramos:
O Semanário Extra de Alagoas trás esta semana uma matéria com o seguinte título: “PT negocia cabeça de Luna” Diz a matéria: “
(...) agora é a vez do PT rifar a cabeça de Pinto de Luna em troca da vaga de vice na chapa de Lessa. Disposto a se manter no poder a qualquer preço, o PT fará aliança com o deus e o diabo, desde que seus interesses escusos sejam preservados.
Ao juntar os cacos do que sobrou do Chapão, o presidente estadual do PT Joaquim Brito defende a candidatura do presidente da CUT em Alagoas como vice de Ronaldo Lessa, numa chapa de oposição a Téo Vilela. Como todo e qualquer acerto no Chapão passa pelo senador Renan Calheiros, o preço cobrado pela pretensão do PT é a cabeça do delegado Pinto de Luna (...)”
O Senhor acredita mesmo que o PT irá lançá-lo candidato ao Senado Federal? E caso o PT não lhe garanta essa disputa o Senhor pretende disputar outro cargo nas próximas eleições? Qual?
Resposta:
* "Meu projeto é para o Senado. quem vai decidir é o PT. Se eu quisesse que Benedito de Lira, Renan ou Collor mandassem em mim teria ido para o partido deles".
Pergunta feita por mim: (Sérgio)
Em entrevista concedida aqui para a rádio Zumbi em 30/12/2010, houve uma entrevista com o ex-governador Manoel Gomes de Barros. A jornalista e Olivia de Cássia encaminhou a seguinte pergunta:
Qual avaliação que o Sr. faz da Operação Taturana e como se sentiu diante daquele momento? E uma pergunta do Gilson Monteiro complementa: qual a sua opinião sobre a Operação Taturana?
Resposta:
“A Operação Taturana cometeu injustiças, profundas injustiças. É preciso que você acuse e apresente verdadeiramente as provas. Até hoje têm determinadas pessoas que deixam a desejar e têm pessoas que até não se tem absolutamente nada, é o caso de Nelito que foi acusado por que fez um empréstimo, como fez o Paulão. Por que o Paulão fez empréstimo e não foi acusado como o Nelito? Tem outro camarada que também não foi acusado. Isso é o que deixa a desejar. Eu acho que essa Operação da Polícia Federal deixou a desejar, eles agiram politicamente, tanto é como tem um desses caras que foi o responsável por essa operação que hoje é candidato a senador, o tal Pinto de Luna. Isso tudo foi política em alguns casos.
Não tem provas, o supremo tornou nulo. Foi mais um espetáculo cinematográfico para a televisão e para imprensa.
O Nelito fica mais forte por que tem sido colocado como vítima. Nelito e alguns outros. Provas infundadas.
Essa Operação se tornou sem a credibilidade necessária por que ela tem um componente político muito forte”.
(Manoel Gomes de Barros)
O que o senhor acha dessa Fala?
Reesposta:
* "Nada foi tornado nulo. Provas têm e muitas. Tudo isso é matéria processual. Polícia Federal não afasta, Polícia Federal indicia. Não existe nada nulo na Operação Taturana"
Outras questões foram levantadas , mas o bom mesmo é ouvir todos os sábados através da rádio Zumbi FM a partir das 11 horas.