Elson Davi, Secretário de Cultura de União dos Palmares, será o entrevistado do Mesa Z deste sábado, 30. O programa vai ao ar através da rádio Zumbi a partir das 11h.
vamos ver o que o ex-PSTU, tem pra falar sobre cultura, se será algo próprio ou vai copiar as falas e pegar carona nas manifestações populares do povo de união, que é o costume dele.
Eu queria aproveitar para sugerir um texto do Rui Barbosa que sempre é bom lembrar nestes anos eleitorais. Certamente você conhece. Certamente os nosso atuais representantes não saibam nem quem foi Rui Barbosa... Sempre fico impressionado como um texto tão antigo é tão atual. Infelizmente.
--------------- Política e Politicalha
A política afirma o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia; cria, apura, eleva o merecimento.
Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvidas de que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor da expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa. Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas enexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.
Graduado em Letras pela UNEAL Campus V. Trabalhando na UNEAL como Secretário do Curso de Geografia. Militante da PJMP, membro dos programas Mesa Z da rádio Zumbi FM. Morador do bairro Roberto Correia de Araújo. Sou Também um cidadão destemido, que gosta de participar e interagir com a comunidade a fim de poder ver uma sociedade onde não haja divisões, preconceitos e discriminações. Gosto de atuar na sociedade sendo um agente transformador de uma realidade cruel para uma mais justa e igualitária.
5 comentários:
vamos ver o que o ex-PSTU, tem pra falar sobre cultura, se será algo próprio ou vai copiar as falas e pegar carona nas manifestações populares do povo de união, que é o costume dele.
E aí Sérgio?
Escreve aí sobre a entrevista.
[]ss
Marcos me desculpe, ma não fiz as anotações devidas para a postagem.
abçs
Valeu Sérgio!
Eu queria aproveitar para sugerir um texto do Rui Barbosa que sempre é bom lembrar nestes anos eleitorais.
Certamente você conhece.
Certamente os nosso atuais representantes não saibam nem quem foi Rui Barbosa...
Sempre fico impressionado como um texto tão antigo é tão atual. Infelizmente.
---------------
Política e Politicalha
A política afirma o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia; cria, apura, eleva o merecimento.
Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda
todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvidas de que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor da expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha?
Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.
Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam
mutuamente.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais.
Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas enexoráveis. A política é a higiene dos
países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.
Rui Barbosa.
Sérgio, gostaria de corrigir o meu comentário. Acho que escrevi 'Rui' em vez de 'Ruy'.
[]s
Postar um comentário