Projeto Rosa Mística

Neste útimo sábado o programa Mesa Z da rádio Zumbi FM recebeu nos estúdios integrantes da antiga Chácara Rosa Mística, hoje Fundação Rosa Mística. Estavam no programa: o Senhor José Leandro, coordenador do espaço; a senhora Cristina Marques, voluntária; e os acolhidos, Anderson e Marcelo; estes jovens estão em tratamento contra a dependência química.
Segundo o senhor Leandro o local, que hoje serve de centro de tratamento para dependentes químicos, acolhe 20 homens, entre eles adolescentes, jovens e adultos dos 13 aos 44 anos, nenhum deles é de União dos Palmares(os acolhidos não podem ficar próximo as suas casas), os dependentes que são de União foram encaminhados para outros municípios. Seu Leandro, como é mais conhecido, salientou a importância das pessoas de União dos Palmares contribuírem com o projeto, de qualquer forma, com contribuição financeira ou auxiliando dentro das suas competências e habilidades.
Durante a entrevista, os jovens fizeram uso da palavra, das quais foram registrados os seguintes relatos:
Marcelo: (camisa amarela) "iniciei no vício aos 12 anos, comecei com álcool, maconha, cocaína e depois veio o crack. Deixei de estudar, me envolvi em homicídios, roubos, assaltos, abandonei a casa, vendi tudo de casa. Tive momentos de arrependimento e depressão depois que usava. Todo dependente de crack sabe que está se acabando, mas não tem força. A força que eu encontrei foi em Deus, através do pai Leandro, e eu fiz essa escolha. Minha mãe antes chorava de tristeza, hoje ela chora de alegria. Antes tinha muita gente querendo me matar e hoje eu consigo orar até pelos meus inimigos."
Anderson: (com microfone) "iniciei aos 13 anos através de uma festa com um amigo, fumei mas não foi à força, comecei fumar, comecei vender, comecei a andar com traficantes pesados. Depois comecei a roubar para manter meu vício, matei cobrando drogas. Eu já estava com oito anos de dependência. Perdi emprego, largei a mulher, a família, não tinha mais esperança, larguei tudo, estudo... fui até preso. Estava matando minha mãe aos poucos. Me arrependo do que fiz e hoje sou um homem novo."

Os trabalhos na Rosa Mística acontecem da seguinte forma: acordam às 6 horas, às 7h tomam café, fazem oração e às 8 horas fazem as tarefas, às 11h30 tomam banho para almoçar, retronam às 14 horas para as tarefas e à noite assistem filmes, tocam violão, rezam e dormem cedo. O tratamento dura 6 meses, após esse tempo os acolhidos voltam aos seus lares ou trona-se voluntários do projeto.

Pedimos a todos que puderem ajudar com roupas, instrumentos de trabalho, alimentos etc, entrem em contato com a paróquia de Santa Maria Madalena. E possam juntar, em garrafas de refrigerante, óleo de comida usado para que eles possam fazer sabão.

Sérgio Rogério

ACORDA UNIÃO

0 comentários: