Sessão da Câmara em 30/11/2010

Nesta terça-feira uma gripe alérgica me fez chegar tarde à sessão da Câmara, por isso a postagem de hoje não seguirá os mesmos rituais nem sairá na íntegra.

Faltaram a esta sessão:

Biu Crente, Tutu e Fabian Holanda.



PALAVRA FACULTADA




Júlio Paulino
  • Requerimento Verbal para a secretaria de Infraestrutura com cópia para o prefeito e SAAE solicitando que o secretário termine a obra, no esgoto, que iniciou na rua Manoel Félix dos Santos no bairro Roberto Correia de Araújo;

  • Comentário sobre a matéria "mentirosa" que saiu no Blog A Palavra.


Bruno Praxedes

  • Requerimento Verbal para o Órgão Fiscalizador da Engenharia Civil da Prefeitura solicitando regulamentação nas construções que estão ocorrendo na rua Juvenal Mendonça.


Bobo

  • Comentários sobre a matéria "mentirosa" que saiu no Blog A Palavra e sobre os comentários "safados" vinculados à matéria. Vai entrar na justiça.


Manoel Feliciano

  • Comentários acerca a Audiência Pública sobre a Reconstrução das Casas. A Secretaria de Infraestrutura do Estado ainda não sinalizou nenhuma data para marcar.

E você poderá ouvir os comentários desta sessão nesta quarta-feira, através da rádio Zumbi FM 87.9 MHz a partir das 12 horas no programa Mesa Z Notícias.



Sérgio Rogério

ACORDA UNIÃO

Projeto Rosa Mística

Neste útimo sábado o programa Mesa Z da rádio Zumbi FM recebeu nos estúdios integrantes da antiga Chácara Rosa Mística, hoje Fundação Rosa Mística. Estavam no programa: o Senhor José Leandro, coordenador do espaço; a senhora Cristina Marques, voluntária; e os acolhidos, Anderson e Marcelo; estes jovens estão em tratamento contra a dependência química.
Segundo o senhor Leandro o local, que hoje serve de centro de tratamento para dependentes químicos, acolhe 20 homens, entre eles adolescentes, jovens e adultos dos 13 aos 44 anos, nenhum deles é de União dos Palmares(os acolhidos não podem ficar próximo as suas casas), os dependentes que são de União foram encaminhados para outros municípios. Seu Leandro, como é mais conhecido, salientou a importância das pessoas de União dos Palmares contribuírem com o projeto, de qualquer forma, com contribuição financeira ou auxiliando dentro das suas competências e habilidades.
Durante a entrevista, os jovens fizeram uso da palavra, das quais foram registrados os seguintes relatos:
Marcelo: (camisa amarela) "iniciei no vício aos 12 anos, comecei com álcool, maconha, cocaína e depois veio o crack. Deixei de estudar, me envolvi em homicídios, roubos, assaltos, abandonei a casa, vendi tudo de casa. Tive momentos de arrependimento e depressão depois que usava. Todo dependente de crack sabe que está se acabando, mas não tem força. A força que eu encontrei foi em Deus, através do pai Leandro, e eu fiz essa escolha. Minha mãe antes chorava de tristeza, hoje ela chora de alegria. Antes tinha muita gente querendo me matar e hoje eu consigo orar até pelos meus inimigos."
Anderson: (com microfone) "iniciei aos 13 anos através de uma festa com um amigo, fumei mas não foi à força, comecei fumar, comecei vender, comecei a andar com traficantes pesados. Depois comecei a roubar para manter meu vício, matei cobrando drogas. Eu já estava com oito anos de dependência. Perdi emprego, largei a mulher, a família, não tinha mais esperança, larguei tudo, estudo... fui até preso. Estava matando minha mãe aos poucos. Me arrependo do que fiz e hoje sou um homem novo."

Os trabalhos na Rosa Mística acontecem da seguinte forma: acordam às 6 horas, às 7h tomam café, fazem oração e às 8 horas fazem as tarefas, às 11h30 tomam banho para almoçar, retronam às 14 horas para as tarefas e à noite assistem filmes, tocam violão, rezam e dormem cedo. O tratamento dura 6 meses, após esse tempo os acolhidos voltam aos seus lares ou trona-se voluntários do projeto.

Pedimos a todos que puderem ajudar com roupas, instrumentos de trabalho, alimentos etc, entrem em contato com a paróquia de Santa Maria Madalena. E possam juntar, em garrafas de refrigerante, óleo de comida usado para que eles possam fazer sabão.

Sérgio Rogério

ACORDA UNIÃO

Mesa Z Notícias do dia 24/11 recebeu:




Genisete Lucena que veio falar sobre o Lixão e sobre a denúncia que fez ao Ministério Público acerca do mesmo problema através de abaixo-assinado.










Lorena e Auana, estudantes do 6º ano do Colégio José Correia Vianna. No projeto da escola a turma delas falará sobre a rádio Zumbi FM - Fizeram visitas e fotos nos estúdios da rádio.








Pastor André Carlos da Igreja Universal do Reino de Deus que veio falar sobre o projeto Glaucoma - SUS. Este projeto visa detectar Glaucoma e outras doenças da visão. Acontecerá na Igreja Universal , dia 27/11/2010 a partir das 8h.

Sessão da Câmara em 23 de novembro de 2010


Início 10h11 com todos os vereadores presentes.


Expediente da Semana:


  • Ofício da ADEFUP encaminhando um projeto onde solicita aumento para R$ 1.500,00 da Subvenção que a entidade recebe da prefeitura;

  • Ofício da Prefeitura dando resposta ao requerimento do Vereador Fabian Holanda que convocou o Secretário da SMTT, Célio Duarte, para a sessão de hoje. Informando que o secretário, por ocasião de audiência no DETRAN em Maceió, não poderá comparecer;

  • Ofício da Vigilância Sanitária informando que a ausência de fiscais na feira-livre se dá pelo corte em suas gratificações e informam que tem metas para inspeções na feira do bairro Roberto Correia de Araújo;

  • Ofício da Prefeitura encaminhando o balancete das receitas e despesas da prefeitura referente ao mês de setembro de 2010.

Ordem do Dia:


  • Requerimento do Vereador Bobo para prefeitura com cópia para o DER/AL solicitando a viabilização do acostamento e limpeza da rua Juvenal Mendonça que dá acesso à BR 104;

  • Requerimento do Vereador Bobo para o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, solicitando que seja construído um novo matadouro público, distante do rio Mundaú;

  • Requerimento do Vereador Bobo para a SMTT-União com cópia para o DETRAN-AL solicitando mais semáforos em União, sinalizações de mão e contra-mão e ações educativas;

Votações dos Projetos de Lei


  • Projeto de Lei 04/2010 - Criando Espaço de Cidadania - autorizando o poder executivo municipal a ceder as escolas para ações educativas nos finais de semana e feriados (autoria do Vereador Bruno Praxedes);

  • Projeto de Lei 05/2010 - Obrigatoriedade dos estabelecimentos de Ensino afixarem cartazes referentes ao respeito e valorização do Idoso (autoria Vereador Bruno Praxedes);

  • Projeto de Lei 21/2010 - Alterações na lei que dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Estatutários Públicos Municipais (Insalubridade e Periculosidade).

FACULTADA A PALAVRA


Bobo

  • Requerimento Verbal solicitando que o prefeito e secretário de Infraestrutura tomem providências em relação ao Lixão. E também o fato de que as cidades de São José da Laje e Branquinha estão jogando lixo aqui em União.

Julio Paulinho

  • Requerimento Verbal para Secretária de Saúde com cópia para o prefeito solicitando providências em relação as moscas no mercado público.

Fabian Holanda


  • Ofício para a SMTT-União convidando o secretário para o dia 07 de dezembro para discutir o trânsito em União dos Palmares.

Tutu

  • Requerimento Verbal para o secretário de Infraestrutura para que faça a terraplanagem do sítio Cavaco.

Elvinho

  • Ofício parabenizando os 21 anos da Escola Laura Pereira.

E você poderá ouvir os comentários desta sessão nesta quarta-feira através da rádio Zumbi FM 87.9 MHz no programa Mesa Z Notícias a partir das 12 horas.



Sérgio Rogério

ACORDA UNIÃO

Quem vive no Robertão conjuga assim o verbo morar - parte II

Esta matéria já foi publicada aqui no blog, na verdade foi a segunda matéria. Anos se passaram desde o surgimento do bairro Roberto Correia de Araújo no final dos anos 70 início dos anos 80 e a população continua morando nas mesmas condições. O que será que define a permanência dos esgotos nas portas dos moradores? As promessas políticas? A falta de visão? A não prioridade com a periferia? A má vontade política? A falta de projetos? A roubalheira? Etc etc etc.
Entra político sai político, todos indicados pelos mesmo, e o bairro que nasceu para suprir a necessidade o êxodo rural continua como na sua gênese. Acredito e sei que a população dos "terrenos", assim como a população de todos os bairros e zona rural de União não merecem viver mais de 30 anos nestas condições vulneráveis a todas as formas de contaminação por doenças que podem levar à morte. Este é apenas um problema do bairro que em tempos de PAC ainda continua sem saneamento básico e pavimentação, por isso, quem vive no Robertão conjuga assim o verbo morar:
Eu Moro Nesta Rua



Tu Moras Nesta Rua

Ele/Ela Mora Nesta Rua

Nós Moramos Nesta Rua

Vós Morais Nesta Rua


Eles/Elas Moram Nesta Rua

Fotos: Sérgio Rogério e Marcelo Pereira

Sérgio Rogério

ACORDA UNIÃO

A A E U P



A A E U P


Associação dos Aposentados da Educação de União dos Palmares



Apresenta:



Peça Teatral e Recital de Música

Entrada 1kg de alimento não perecível


CONVITE



Você é nosso convidado a participar da seguinte programação:


06/11/2010
Local - Auditório da 7ª CRE na Av. Monsenhor Clóvis.



20h - Apresentação Cultural com o tema: Celebração da Mulher da Roça
Participantes: Aposentados da Educação e outros.
Prof. Regente: Fernando Melo ( Maceió-AL)



21h - Demonstração da Ginástica Terapêutica com alunas da Escola de Artes Marciais de União dos Palmares.
Regente: Mestre Garça



21h20 - Apresentação do recital de música brasileira pelo grupo musical Girassol (aposentados de Maceió-AL)
Prof. Regente: Fernando Melo (Maceió-AL)



Participantes




Fernando Melo - Regente




Ana Lucia Peixoto de Oliveira


Cleoniza Carvalho Menezes


Edite Duarte Bezerra


Joana Nunes Bezerra


Maria Salomé Ferreira de França


Maria do Rozário Silva Mendonça


Maria Madalena Gonçalves Lima


Maria José Venâncio Feitosa


Maria do Socorro Tenório Alves


Maria Lira Carvalho


Marinete Marinho dos Santos


Maria Eliete Braz de Oliveira


Mariné Vieira dos Santos


Helena Leres de Araújo


Terezinha Alves de Oliveira


Maria da Salete N. de Oliveira


Maria Ivanilza Santos de Oliveira


Yolanda Correia Cavalcante


Marcia Suzana Gonçalves



Apresentação Cultural

Tema: Celebração da Mulher da Roça (peça teatro musical)

Musicas religiosas:
Êxodo
Por Amor
Maria de Nazaré
Ave Maria Grátia Plena


Recital de Músicas Brasileiras:


Grupo Musical Girassol

01 - Girassol
02 - Andanças
03 - Canto das Três Raças
04 - Saudade de Maceió
05 - Mandacaru
06 - Ei Ei Baiana
07 - Genario e Chiquinha (teatro)
08 - Negra Maluca e Negro Simão ( dança)
09 - Aquarela do Brasil




Não Perca!!!

União dos Buracos - Alagoas - Brasil


Este é bem alí na avenida Monsenhor Clóvis, que fica no centro da cidade, imaginem os bairros mais afastados!


Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

O meio ambiente reclama

É doloroso passar pelo riacho Cana Brava e ver, a princípio, que ele virou esgoto, e isso não é de hoje. O mais doloroso é ver que uma parcela da população contribui para isso, como é o caso, quando vemos mochilas de lixo jogadas. E nesse caso em especial, ver um porco morto jogado rio.
Acho que ele foi jogado neste tonel, o que é outra atrocidade, e no balançar das águas caiu fora. Bati a foto e posto aqui no blog. Espero que sirva para algo, tipo: fiscalizar pocílgas, uma possível revitalização do rio, o rumo do esgotamento etc.

Sérgio Rogério
ACORDA UNIÃO

O lixo é constante nas ruas

Ande por onde for em União você sempre encontrará lixo nas ruas, estes aí, ensacados, que não cabem mais no lixeiro, tiveram que ser colocados ao lado. Como se pode ver, a população colocou bem arrumadinho ao lado do tonel de lixo, falta apenas o recolhimento por parte do poder público.