ACORDA UNIÃO! Lixão volta a pegar fogo, dessa vez, provocado.

No final da tarde desta quinta-feira, 31, Genisete Lucena, Nádia Seabra e Eu, pudemos ver mais uma edição da novela do lixão. De longe dava para ver a fumaça preta que se alastrava por aquele trecho da cidade, deixando, com as mãos nas cabeças os moradores da região da Camaratuba e Frios, a pensar como seria a noite de sono ou apenas a tentativa de dormir.


Segundo um trabalhador do local o fogaréu foi provocado pela Secretaria de Saúde, que veio atear fogo nos pneus, e podemos ver, em algumas fotos, que eles estão bem empilhadinhos, mas colocaram fogo em outros locais de lixão.


Já não é mais novidade em nossa cidade ver aquele lixo queimando e soltando fumaça tóxica. Vamos imaginar, agora, que tipo de produtos inala alguém mora naquelas proximidades, uma vez que alí encontra-se lixo hospitalar, tóxicos, restos de carnes, lixo doméstico etc.


É urgente a organização do Aterro Sanitário, que, diga-se de passagem, estava no plano de governo do atual prefeito, quando esse era candidato, e que já foi "orientado" pelo Ministério Público Estadual para fazê-lo. O professor Claudionor Oliveira já fez o projeto e apresentou à prefeitura, falta agora a implementação.
















Sérgio Rogério

ACORDA UNIÃO

1 comentários:

Adelino Ângelo disse...

Olá Sergio, mais uma vez o parabenizo por evidenciar matéria dentre as mais inportantes. Reluto crer que a Secretaria de Saúde, órgão responsável pela fiscalização, regulamentação e execução de ações que visem promover a saúde preventiva e curativa da população, tenha patrocinado um "DESASTRE" ambiental desse porte. Não é exagero falar em DESASTRE quando lemos nota do Ministério do Meio Ambiente sobre queima de pneus: "A queima de pneus libera óleo pirolítico, que contém produtos químicos tóxicos e metais pesados capazes de produzir efeitos adversos à saúde, como perda de memória, deficiência no aprendizado, supressão do sistema imunológico, danos nos rins e fígado. Esse óleo pode viajar longas distâncias, contaminando solo e água, além de penetrar em lençóis freáticos. Estudos demonstram que a poluição de águas causada pelo escorrimento derivado da queima de pneus pode durar até 100 anos. A queima do pneu emite ainda fumaça tóxica e pode representar riscos de mortalidade prematura, deterioração das funções pulmonares, problemas do coração, depressão do sistema nervoso central." Fonte: ASCOM/MMA. Uma ação desastrosa que poderia ser substituida pela simples perfuração dos pneus, o que por sua vez eliminaria a possibilidade de acúmulo de água evitando o alojamento dos mosquitos da dengue. Reluto crer por saber que a Secretaria de Saúde dispõe de técnicos preparados e conhecedores da matéria.