A lógica do Presépio.

"Transcrevi em "homenagem" àqueles que se deliciam ao passar defronte o SAAE e também aos seus idealizadores.
Sergio Rogério
ACORDA UNIÃO

ou seja, do Natal mítico ao Natal místico, passando pelo Natal crítico...
Reginaldo Veloso

A cidade está semeada de presépios.
E tem para todo gosto:
presépio nas praças, presépios nos halls dos edifícios...
presépios nos parques, presépios nas igrejas...
presépios nos lares, presépios nas fábricas...
presépio de barro e presépio de louça...
presépio de gesso e presépio de estopa...
presépio de madeira e presépio papel machê...
com estrelas que cintilam e lagos com patinhos...
com guirlandas douradas e reluzentes e carneirinhos brancos e fofos...
com bois sisudos, burros modestos e galos altivos e boateiros...
com pastores humildes e reis pomposos...
com pastoras brincantes e anjos esvoaçantes...
um homem silencioso, uma mulher pasma,
e um mimoso recém-nascido reclinado numa cocheira, a mexer com as mãozinhas...

E as pessoas passam, passam e olham, olham e se vão...
Será que, pelo menos, escutaram o que os anjos, cantando, queriam dizer?...
Será que,
ao se depararem, na primeira esquina,
com o garoto a cheirar cola, a pedir esmola...
ao pararem no primeiro semáforo,
e a menina vier limpar-lhe o pára-brisa...
ao encontrarem uma roda de jovens desocupados a fumar maconha...
ao perceberem o desencanto ou o desespero de um pai desempregado...
ao ouvirem o desabafo de uma mulher abandonada... de um negro discriminado...
ao presenciarem o espancamento ou a prisão de um marginal...
ao se darem conta de que debaixo do viaduto ou da ponte
tem gente morando, criança nascendo e jovens saindo a se prostituir...
ao se depararem diante da realidade dos sem-terra, dos sem-teto, dos sem-tudo...
será que...
será que vão tomar conhecimento de que aí está o presépio “ao vivo e em cores”,
apelando para a atitude, o gesto, a iniciativa, a solidariedade criativa
de cada um, de cada uma, aqui e agora?...
Pois estes são os sinais mais confiáveis da sua “vinda”, hoje, no meio de nós...
E da nossa atitude de acolhimento, de escuta, de preocupação, de cuidado,
de compromisso com as mudanças que urgem,
de militância pelas causas de todos eles e elas,
vai depender se o Menino do primeiro e antigo Natal,
verdadeiramente, nasce ou não, entre nós, hoje, aqui e agora...
Pois, se a poesia do mito,
não nos levar a penetrar o Mistério
que se esconde por detrás do rosto de cada Excluído,
não teremos entendido o ABC do Evangelho,
nem acontecerá o tão desejado “Feliz Natal!"... Apenas as fantasias da alienação.
Se você tem dúvida disso, não seria bom parar para meditar Mateus 25,31-46,
antes que o Natal passe e seja tarde demais?...

Reginaldo Veloso é assessor do
Movimento de Trabalhadores Cristãos-MTC
reginaldoveloso@uol.com.br

Saldo do Encontro de Comunicação

No I encontro de comunicação da Zona da Mata de Alagoas, ocorrido nesta ultima segunda-feira, 22, realizado pela secretaria municipal de comunicação de União dos Palmares, entre farpas e imprevistos surgidos, acredito que tira-se um bom fruto, ano que vem o prefeito se comprometeu em acomodar aqui em União um curso técnico de radialista com a habilitação para Rádio e TV, e o bom é que poderão participar deste curso não apenas radialistas, basta ter ou estar cursando o ensino médio, segundo o Palestrante e Presidebnte do sindicato dos Radialistas de Alagoas, Paulinho Guedes.

Infelizmente, faltaram ao encontro alguns nomes do tipo: Bartolomeu Dresh (TV Alagoas)

Mas, o que mais me surpreendeu foram as falas acaloradas. O radialistas Silvio Sarmento, ao fazer uso da palavra colocou que a rádio comunitária Zumbi dos Palmares não recebe o apoio devido por parte dos políticos, colocou também que oficializou todos os vereadores, solicitando este apoio e também que os mesmos mandassem para ser divulgado na referida rádio os seus projetos e apenas dois fezeram isto, Bobo e Genisete. Ressaltou ainda que os vereadores não mandam os seus projetos porque não os fazem!

O Vereador Fabian Holanda, pediu a aalavra e entre outras coisas colocou que NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE AJUDAR RÁDIO NENHUMA! Falou também que em um momento já existiu em União a rádio câmara e alguns vereadores estavam usando a rádio para se autopromover, e por conta disso eles resolveram tirá-la do ar.

Outra fala quente, foi do radialista Hermes Marques, que disse que ele e outros companheiros foram afastados da rádio Farol FM, por preseguição política, de início o diretor os proibiu de falar e gravar, chegaram até a esconder o livro de ponto, não podiam nem entrar na rádio. "Tinhamos que ficar do lado de fora na recepção conversando com um sofá, pois nem alguém tinha para nos recerber" disse o radialista. Segundo ele medidas como esta nunca haviam sido tomadas naquela instituição, isso só aconteceu após Jaiminho Vergetti assumir a direção e segundo ele soube a expulsão de todos se deu por ordens expressas de Ivan Nunes.

No mais fico aguardando outros eventos pois, a fala que mais me interessava, a parte que falava sobre blogs, foi interompida para as lavagens de roupa suja.

Sérgio Rogerio
ACORDA UNIÃO

E agora José?

Promotor vai mover ação contra Kil Freitas.
Ele é acusado de distribuir óculos a eleitores em troca de votos em União dos Palmares.

Gazeteweb - Marcela Galvão

O Promotor do município de União dos Palmares, Tácito Yuri, irá ingressar com uma ação de impugnação do mandato eletivo do Prefeito reeleito Areski Freitas (PTB), mais conhecido por Kil. Ele é acusado de distribuir óculos a eleitores em troca de votos.

Tácito garantiu a reportagem da Gazetaweb que a investigação das denúncias recebidas pelo Ministério Público está sendo concluída nesta sexta (19).

"O material que chegou a minhas mãos possibilita ao MP que entre com o pedido de impugnação, mas não no sentido de que ele seja impedido de tomar posse. Nosso objetivo é que o prefeito se explique sobre as denúncias de que ele teria utilizado recursos publicos na campanha. Nós queremos passar isso a limpo", assegurou o Promotor, garantindo que, no dia 1º de janeiro, o prefeito eleito será empossado.

"Ele já foi diplomado e será empossado, tudo isso porque a Justiça Eleitoral entrará em recesso, retomando as atividades no dia 7 de janeiro, o que impede o julgamento da ação. Só as ações emergenciais serão atendidas", explicou Tácito, acrescentando que, caso o prefeito perca o mandato, assumirá o segundo colacado nas eleições municipais deste ano, Beto Baía (PP).

Fonte: www.gazetaweb.com

O que é bom (ou ruim) dura pouco

Câmara impede a promulgação da PEC dos Vereadores
Mesa se recusou a assinar texto aprovado pelo Senado. Senadores retiraram da proposta a redução de gastos.
A Mesa diretora da Câmara dos deputados, decidiu nesta quinta-feira, 18 que não permitirá a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta as vagas para vereadores em todo o país. A Câmara quer analisar de novo o texto aprovado nesta madrugada pelo Senado.
A decisão foi tomada porque o Senado retirou da proposta um dispositivo que reduzia o repasse de recursos para as câmaras municipais. De acordo com o vice-presidente da Câmara Inocêncio Oliveira (PR-PE), não será aceito o aumento do número de vereadores sem a redução dos gastos.
"O que a Câmara votou não foi aprovado pelo Senado. A Câmara vai votar de novo e nós aumentaríamos as vagas só para o próximo mandato". Disse Inocêncio.
A aprovação da PEC no Senado foi feita na madrugada desta quinta-feitra. Os senadores retiraram o dispositivo sobre o gasto, mas mantiveram o texto dos deputados no tocante ao aumento de 7.343 vagas para vereadores em todo o país. Como uma mesma parte do texto foi votada nas duas Casas, seria possível promulgar este trecho alterando a Constituição.
A pressa para a promulgação se deve à possibilidade de que a criação destas vagas pudesse ser aplicada já nas eleições realizadas em outubro. Inocêncio afirma que este foi um dos motivos que levou a Mesa a evitar a promulgação. "Nenhum daqueles que disputou o mandato agora tem esse direito". Com a decisão da Mesa, os deputados deverão analisar novamente a proposta e votá-la em plenário, o que só deve acontecer em 2009.

Fonte:gazetaweb.com

O que é bom, para alguns, realmente dura pouco. Neste momento tenho certeza que tem gente morrendo de rir (aquele que teve seus votos anulados e foi impedido de entrar levando consigo o "amigo"), e outras morrendo de chorar (aqueles que gastaram o que não tinham pessando no salário de vereador). Muita gente se alegrou, muita gente se revoltou, mas fazer o que? se na política tem dessas coisas. Acredito que com este aumento seria melhor para União, na perspectiva de termos mais pessoas querendo mostar serviço, alguns deles tendo como objetivo apenas a possível reeleição. Mas acho dispendioso, na perspectiva de que muitos dos nossos Edis, vão à Câmara apenas para bocejar. Falo porque presencio fatos como este sempre que vou às sessões, além de observar, também me deliciar com as pérolas de alguns, repito, alguns vereadores (maioria) .
Acredito que esta proposta passará. Mas como disse o deputado Inocêncio Oliveira. Não mais para esta legislatura. Muitas águas irão rolar para que isto aconteça. Vamos ficar atentos e acompanhar estas discussões, pois seja qual for a decisão final, temos a função de fiscalizar aqui, 09 ou 15 vereradores e contribuir para ACORDAR UNIÃO.

Sergio Rogério
ACORDA UNIÃO

O Senado disse sim

O Plenário do Senado aprovou em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 20/08) que altera a proporcionalidade de vereadores em relação ao número de habitantes do município. São criadas 24 faixas de número de vereadores - os menores terão nove vereadores e os maiores até 55 vereadores. Com isso, o Brasil passará a ter 7.343 novos vereadores, mas os gastos totais das câmaras não serão elevados.

Como a matéria já foi votada pelos deputados, ela será promulgada pelo Congresso imediatamente e valer, inclusive, para as eleições realizadas neste ano.

Aqui em União a câmara contará agora com 15 vereadores, e cabe a nós participarmos das sessões realizadas toda terça-feira a aprtir de fevereiro de 2009, é claro.

Dentre os nomes que entrarão com esta emenda estão: Sebastião de Jesus. Genisete Lucena, Julio Paulino, Paulo Cavalcante, Nego da Serra o outro ainda tenho dúvidas .

Sabemos que é de total interesse dos senadores e deputados o aumento de vereadores nas câmaras, uma vez que estes são suas bases eleitorais nos municípios afora.

Espero que com este acréscimo, possamos ter mais pessoas comprometidas com a população, e possamos ver também mais projetos aprovados e discussões acaloradas naquele plenário que até hoje está sem nome.



Sergio Rogério

ACORDA UNIÃO

ESTUDANTES E O BUZÃO

Nesta quinta, 4 de dezembro, uma comissão de alunos que estudam em Maceió, estiveram na prefeitura para uma reunião com o prefeito de União dos Palmares, Areski de Freitas. Na expectativa com um abaixo-assinado e propostas para o gestor municipal, tiveram que se contentar apenas com uma breve entrega ao prefeito e sua garantia de leitura e que, a partir da primeira semana de janeiro de 2009, estará convocando a comissão para conversar. Com uma agenda extensa e muita gente no seu gabinete a sua espera, ainda foi possível ouvir algumas sugestões que o mesmo está pensando sobre a situação dos estudantes que se deslocam todos os dias a Maceió.
Como todos sabem, estudantes que vão todos os dias à capital estudar pagam R$16,00 por semana. Pode parecer pouco, no entanto, quem tem parente e analisa a situação econômica das famílias de União, perceberá quanto injusto e difícil é esta realidade, ainda mais, quando nosso município, dentre os do Estado, é o único até o momento que os estudantes pagam transporte.
Este Município precisa fazer mais, por este povo. A juventude que busca um futuro melhor através dos estudos, precisa de uma ação mais decisiva dos políticos desta terra e de toda a sociedade palmarina, que também é responsável nesta batalha.
Estudantes e sociedade precisam acompanhar e participar desta luta.



Veja abaixo as propostas entregue ao Prefeito de União dos Palmares:

1. Gratuidade no transporte para todos os estudantes que estudam em Maceió a partir do 1º semestre de 2009;

2. Que a secretaria de educação realize um cadastro para uma carteirinha, evitando sobrecarga nos transportes;

3. Disponibilização do ônibus da prefeitura para rodar manhã e noite;

4. O terreno para a Uneal, como fator estratégico para diminuição progressiva do contingente de alunos que estudam em Maceió;

5. Implantação da biblioteca pública, para auxiliar os estudantes nas suas pesquisas;


6. Implantação de um plano de estágio que auxiliará no aprendizado nas diversas áreas, com fornecimento de bolsas de incentivo nos órgãos da prefeitura de União dos Palmares, firmando convênios com as universidades.

Ato Realizado Pelos Professores e Alunos em Frente à Assembléia Legislativa e Palácio do Governo.

O Ato foi convocado pelos Professores do Sindfunesa, mas os alunos de forma independente resolveram participar para apresentar a sua pauta Em Defesa da Uneal, alunos de diversos campus, estavam ali representados, no total de 20 alunos. Assim, como nosso objetivo é lutar para restabelecer a normalidade na universidade, e mais do que isso fazê-la avançar. Por isso fomos mais uma vez para uma mobilização e continuaremos nessa luta.

Participaram representações de alunos e professores de vários campi. E os discentes marcaram sua posição destacando sempre as pautas referentes a questão estrutural, defendida por “todos”.

A mobilização começou em frente a assembléia legislativa, caminhou pelo centro com destino ao palácio do governo. Nas proximidades do palácio a polícia militar impediu que continuasse o ato com o carro de som e seguimos apenas com apitos para a porta do palácio. De lá retornamos à assembléia legislativa e nesse caminho de volta passamos em frente à Secretaria de gestão pública e fizemos uma reivindicação para que o secretário estivesse presente na reunião com os deputados. O secretário não participou.

Na assembléia, assim como na reunião do dia 25 de Novembro, fomos recebidos pelo presidente da casa e mais alguns deputados que repetiram o discurso de apoio à Uneal. O deputado Paulão entre seus pares foi o que mais falou, fez uma retrospectiva sobre a luta da Uneal e a sua situação atual que cada vez mais se agrava. A vice-reitora Laudirege fez sua fala relatando a quebra de confiança do governador e dos cortes dos recursos da Uneal que a cada ano são feitos. Luizinho, presidente do Sindicato enfatizou o descaso pelo qual passa a universidade, fez uma comparação do laboratório de informática da Uneal e o tamanho da sala de reuniões do gabinete do presidente da Assembléia e no final da sua fala reivindicou a solução para os 16,8% de reajuste já aprovado, mas não cumprido. Os estudantes concentraram suas falas num apelo para que se solucionem os problemas da universidade e que as aulas retornem o mais rápido possível. O Presidente da Assembléia se comprometeu em não fazer nada sem consultar Professores e alunos. O deputado também se compromete em articular uma reunião entre o sindicato e o Secretário de Gestão Pública ainda essa semana.

Como encaminhamento saiu, mais uma vez, a proposta de uma reunião com o governador e os deputados em regime de urgência para definir os problemas. A verdade é que a situação da nossa universidade continua incerta. No fim das atividades, foi feita uma pré-avaliação do ato em praça pública e todos chegaram a conclusão de que foi positiva.



Jucélio

ESTUDANTE DO CURSO DE GEOGRAFIA – CAMPUS I

E o Pior...

Juventude Palmarina representada em Brasília

Nestes últimos dias, 27 e 28 de Novembro, União dos Palmares participou do I Encontro dos Conselhos Municipais de Juventude em Brasília, o Sociólogo Elson Davi e o presidente da ASUAL Marcelo Costa participaram deste evento que aconteceu em Luiziânia - Goiás, na CNTI - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, o município de União dos Palmares, único no estado de Alagoas, que segundo o Superintendente de Juventude do Estado é o único município alagoano a ter constitucionalmente um conselho e uma secretaria de juventude, e o município esteve presente neste importante encontro, de diálogo e mudança na área de políticas públicas para a juventude brasileira.

Esse texto foi retirado do blog www.uniãodospalmares.al.zip.net da mesma forma como está escrito, e lá tem mais coisas.


É inacreditável, ir tão longe para mentir. Desde quando União tem Conselho e Secretaria de Juventude? Quais as organizações de Jovens foram chamadas para alguma reunião de escolha do Conselho? Bem, se isso é vontade política, é uma coisa, agora postar no blog que tem informações oficiais do município que temos conselho de Juventude e secretaria... e o pior, que somos pioneiros e saimos na frente!
Basta!
Realmente saímos na frete, mas da mentira deslavada.
Espero que em União tenha sim Conselho e Secretaria de Juventude, voltados a propor e executar políticas públicas de/para/com a juventude, e que o(a) FUTURO(A) secretário(a) discuta, perceba e transforme as razões pelas quais a juventude vem ficando em condições cada vez mais profundas de vulnerabilidade.

Sergio Rogério
ACORDA UNIÃO

A CRÔNICA DO BOM LADRÃO

“Viajamos sete léguas
Por entre abismos e florestas
Por Deus nunca me vi tão só
É a própria fé o que destrói
Estes são dias desleais”.
Metal Contra As Nuvens ― Legião Urbana


A paróquia de Santa Maria Madalena — União dos Palmares — parece ter entrado no espírito podre da Idade Média depois de sofrer, aparentemente, mais um roubo de proporções divinas. Sem acusações formais de católicos modelos, a instituição segue pregando seu perfeccionismo profano e mantendo no escuro até seus fieis mais dizimistas.
Começa sempre com uma mera suspeita. Quando o acusado ainda era o padre Joacir acusações formais foram feitas contra este por se ter descoberto uma ausência generosa dos donativos, para uso próprio, arrecadado pela igreja durante a festa da padroeira e outros inúmeros eventos “beneficentes”. Rapidamente os boatos se espalharam e União estava prestes a denunciar um homem do clero envolvido não só em escândalos monetários como também sexuais. Contudo, uma enxurrada de ligações indulgentes feitas para as estações de radio pelas senhoras defensoras dos bons costumes cristãos, e dos bons ladrões palmarinos, levou o povo crítico e investigativo à desconfiança e à desistência acerca das discussões. Em pouco tempo a instituição gozava de méritos morais firmes e imbatíveis.
Há pouquíssimo tempo um outro padre entrou na reta das mesmas suspeitas, o manso e adorável padre Irmael. Há boatos recentes de que ele teria roubado uma quantia pecaminosa de dinheiro, retirada do mesmo cofre já saqueado pelo padre Joacir, e escapado não só impune, como elogiado pelas comunidades pela performance executada em sua estadia por lá. Pessoas dizem que provam que ele roubou, outros, afirmam que ele não roubou; quem diz que sim, fala que pode provar, quem diz que não, apenas diz que não. Enquanto essa divina tragédia é apresentada nos bastidores, no palco reformado da assembléia discute-se apenas sobre atos litúrgicos e anti-litúrgicos, deixando os fiéis cegos acerca das imperfeições humanas que, queiram eles ou não, fazem parte do prédio santificado.
Devo ressaltar que não espero uma confissão forçada, ou desculpas humilhantes. Espero que o clero e seus aprendizes de anjos parem de montar uma imagem beatificada da paróquia e parem de chamar de anti-cristãos aqueles que contestam, de forma crítica, os atos de seus dirigentes. Afinal, ser católico não é ser cego e irracional. Ou é?

Tarcísio José!